Este website utiliza Cookies próprios e de terceiros com a finalidade de assegurar funcionalidades e para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a utilização de Cookies e com a nossa política de privacidade
Questões Frequentes
Responsável do Centro de Exames: Nuno Machado Santos nuno.m.santos@salesianos.pt
O que são os Diplomas DELE para escolares?
Os diplomas de Espanhol DELE são títulos oficiais que acreditam o nível de competência e o domínio da língua espanhol, que outorga o Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional.
O Instituto Cervantes detém a direção académica, administrativa e económica dos diplomas DELE, de acordo com o estabelecido nos Decretos Reais 1137/2002, de 31 de outubro, RD 264/2008, de 22 de fevereiro, e RD 1004/2015, de 6 de novembro.
Os exames DELE respeitam as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Manual para relacionar exames com o QECR, ambos os documentos publicados pelo Conselho da Europa.
O Instituto Cervantes oferece dois exames DELE de Espanhol orientados para estudantes de Espanhol de entre 11 e 17 anos: o exame DELE A1 e o exame DELE A2/B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste último, o candidato pode obter um dos dois níveis, em função do seu desempenho nas provas.
Reconhecimento dos Diplomas DELE
Os diplomas DELE são reconhecidos internacionalmente, e têm um grande prestígio, não só entre instituições educativas públicas e privadas, mas também no mundo empresarial e entre as câmaras de comércio. São uma garantia oficial na avaliação e certificação da competência linguística em Espanhol.
Em muitos países, os DELE foram adotados por autoridades educativas e escolas como complemento aos próprios programas de avaliação. Facilitam a promoção laboral e o acesso à educação tanto em Espanha como nos restantes países onde se realizam as provas.
Em Espanha, os diplomas DELE são reconhecidos por instituições e organismos nacionais, regionais e locais, como:
• Ministério da Justiça: DELE A2 ou superior como requisito de conhecimento de Espanhol em processos de pedido de nacionalidade espanhola para pessoas de países ou territórios não hispano-falantes.
• Ministério da Saúde: DELE C1 o C2 para o acesso a lugares MIR, FIR.
Como no caso dos restantes exames gerais para a obtenção dos Diplomas de Espanhol, um candidato que tenha obtido um diploma DELE por ter realizado um exame DELE para escolares:
Certificação do nível de conhecimentos do exame DELE
Depois da realização do exame DELE A2/B1 para escolares, os candidatos aptos podem receber um dos seguintes diplomas, de acordo com o resultado que tenham alcançado nas provas de exame:
O Diploma de Espanhol nível A2 acredita a capacidade do usuário da língua para:
O Diploma de Espanhol nível B1 acredita a capacidade do usuário da língua para:
Estrutura dos exames DELE para escolares
A estrutura geral das provas dos exames DELE A2/B1 para escolares é a seguinte: As tarefas de cada prova estão contextualizadas nos âmbitos pessoal, público, educativo e profissional, e o seu objetivo é certificar o nível de competência linguística geral em Espanhol.
Para mais informações sobre a estrutura e conteúdos das provas dos exames DELE, consultar a página oficial dos exames.
Resultados e classificações dos exames DELE
• O candidato terá acesso aos resultados do exame DELE num prazo aproximado de três meses desde a data de realização das provas escritas.
• O Instituto Cervantes informará sobre a publicação das classificações dos candidatos através do correio eletrónico que tenha sido indicado no momento da inscrição.
• Os candidatos terão acesso ao seu certificado oficial de classificações na respetiva área reservada da página do Instituto Cervantes.
• O certificado de classificações DELE está assinado eletronicamente pelo Instituto e conta com um Código Seguro de Verificação que permitirá comparar a autenticidade da cópia em papel por parte das instituições ou entidades às quais o candidato apresente o mesmo certificado.
• Os candidatos que tenham obtido a classificação global de APTO farão o levantamento do diploma correspondente, expedido pelo Instituto Cervantes no respetivo centro de exame, aproximadamente sete meses depois da data de realização das provas escritas.
• É da responsabilidade dos candidatos manter atualizados os seus dados pessoais com o Centro de Exames respeti