DELE_logo

Questões Frequentes

Responsável do Centro de Exames: Nuno Machado Santos nuno.m.santos@salesianos.pt

 


O que são os Diplomas DELE para escolares?

Os diplomas de Espanhol DELE são títulos oficiais que acreditam o nível de competência e o domínio da língua espanhol, que outorga o Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional.

O Instituto Cervantes detém a direção académica, administrativa e económica dos diplomas DELE, de acordo com o estabelecido nos Decretos Reais 1137/2002, de 31 de outubro, RD 264/2008, de 22 de fevereiro, e RD 1004/2015, de 6 de novembro.

Os exames DELE respeitam as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Manual para relacionar exames com o QECR, ambos os documentos publicados pelo Conselho da Europa.

O Instituto Cervantes oferece dois exames DELE de Espanhol orientados para estudantes de Espanhol de entre 11 e 17 anos: o exame DELE A1 e o exame DELE A2/B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste último, o candidato pode obter um dos dois níveis, em função do seu desempenho nas provas.

 

Reconhecimento dos Diplomas DELE

Os diplomas DELE são reconhecidos internacionalmente, e têm um grande prestígio, não só entre instituições educativas públicas e privadas, mas também no mundo empresarial e entre as câmaras de comércio. São uma garantia oficial na avaliação e certificação da competência linguística em Espanhol.

Em muitos países, os DELE foram adotados por autoridades educativas e escolas como complemento aos próprios programas de avaliação. Facilitam a promoção laboral e o acesso à educação tanto em Espanha como nos restantes países onde se realizam as provas.

Em Espanha, os diplomas DELE são reconhecidos por instituições e organismos nacionais, regionais e locais, como:

•    Ministério da Justiça: DELE A2 ou superior como requisito de conhecimento de Espanhol em processos de pedido de nacionalidade espanhola para pessoas de países ou territórios não hispano-falantes.

•    Ministério da Saúde: DELE C1 o C2 para o acesso a lugares MIR, FIR.

Como no caso dos restantes exames gerais para a obtenção dos Diplomas de Espanhol, um candidato que tenha obtido um diploma DELE por ter realizado um exame DELE para escolares:

  • ·obtém um título de validade oficial e vigência indefinida, outorgado pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional de Espanha;
  • certifica o seu domínio de Espanhol A2 ou B1, segundo corresponda, com referência aos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Plano Curricular do Instituto Cervantes.;
  • e consegue um título de grande reconhecimento internacional.

 

Certificação do nível de conhecimentos do exame DELE

Depois da realização do exame DELE A2/B1 para escolares, os candidatos aptos podem receber um dos seguintes diplomas, de acordo com o resultado que tenham alcançado nas provas de exame:

O Diploma de Espanhol nível A2 acredita a capacidade do usuário da língua para:

  • compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante);
  • comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
  • descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

O Diploma de Espanhol nível B1 acredita a capacidade do usuário da língua para:

  • compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.);
  • lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo;
  • produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal;
  • descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

 

Estrutura dos exames DELE para escolares

A estrutura geral das provas dos exames DELE A2/B1 para escolares é a seguinte:

DELE_Tabela

As tarefas de cada prova estão contextualizadas nos âmbitos pessoal, público, educativo e profissional, e o seu objetivo é certificar o nível de competência linguística geral em Espanhol.

Para mais informações sobre a estrutura e conteúdos das provas dos exames DELE, consultar a página oficial dos exames.

 

Resultados e classificações dos exames DELE

•    O candidato terá acesso aos resultados do exame DELE num prazo aproximado de três meses desde a data de realização das provas escritas.

•    O Instituto Cervantes informará sobre a publicação das classificações dos candidatos através do correio eletrónico que tenha sido indicado no momento da inscrição.

•    Os candidatos terão acesso ao seu certificado oficial de classificações na respetiva área reservada da página do Instituto Cervantes.

•    O certificado de classificações DELE está assinado eletronicamente pelo Instituto e conta com um Código Seguro de Verificação que permitirá comparar a autenticidade da cópia em papel por parte das instituições ou entidades às quais o candidato apresente o mesmo certificado.

•    Os candidatos que tenham obtido a classificação global de APTO farão o levantamento do diploma correspondente, expedido pelo Instituto Cervantes no respetivo centro de exame, aproximadamente sete meses depois da data de realização das provas escritas.

•           É da responsabilidade dos candidatos manter atualizados os seus dados pessoais com o Centro de Exames respeti