Valores Fundamentais

   

“Criaste-nos para Vós, Senhor,
e o nosso coração anda inquieto
enquanto não repousar em Vós”.
(Santo Agostinho)

  • Uma visão positiva da pessoa humana.

  • Respeito e dignidade pela vida humana desde a sua concepção até à morte.

  • Jesus Cristo referência fundamental.

  • O ser humano visto à luz do projecto salvífico de Deus.

  • Deus-Amor, fonte da existência, fundamento da realidade e sentido da vida humana.

  • A religiosidade como atitude de abertura à transcendência.

  • Deus criador do homem e fonte da liberdade.

  • Jesus Cristo modelo e exemplo de Humanidade plena.

  • O diálogo entre Deus e o Homem tem na Sagrada Escritura um espaço privilegiado.

“Dai-me, Senhor,
agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender,
subtileza para interpretar, graça e abundância para falar,
acerto ao começar, direcção ao progredir e perfeição ao concluir”
(São Tomás de Aquino).

  • O jovem é um ser único, conhecedor das suas potencialidades, livre e responsável, de relação fácil com os outros e aberto ao transcendente;

  • O jovem é capaz de se questionar sobre o sentido da sua própria existência, do mundo e da vida;

  • O jovem assenta a vivência quotidiana numa plataforma de valores éticos e morais comuns;

  • O jovem integra-se numa sociedade democrática, empenha-se numa cidadania activa, estabelecendo relações interpessoais e institucionais valorizando o tecido comunitário e social;

  • O jovem aprende a interpretar o mundo, cada vez mais globalizado e mediatizado, com os critérios cristãos.

“Que os jovens não só sejam amados,
mas que eles próprios sintam que são amados”
(São João Bosco).

 

  • O processo educativo identifica-se com a atividade salvadora e santificadora da Igreja.

  • Compreende o sentido comunitário da experiência cristã.

  • As experiências transmitidas por Dom Bosco, fundamentam-se na criação de um ambiente familiar saudável, aberto aos valores humanos e cristãos.

  • O processo educativo centra-se no diálogo cordial, no ambiente de alegria e na dedicação do educador.

  • O acto educativo é essencialmente um acto de relação.

  • O método educativo de Dom Bosco é um estilo de educação, feito de acção e reflexão que pretende desenvolver no educando o protagonismo juvenil e o seu sentido de pertença à comunidade educativa.

 

DESTAQUES

ICLC. Sucesso partilhado


Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Muito nos honrou esta participação, pois é a segunda vez que damos rosto e voz à forma como a disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) é lecionada na nossa escola.



continuar

 candidaturas2

NOTÍCIAS

Bom dia especial


As diferentes turmas do 1º Ciclo organizaram-se de forma a formarem uma dezena humana, na qual cada turma representava uma parte.



continuar