| “Criaste-nos para Vós, Senhor,
e o nosso coração anda inquieto
enquanto não repousar em Vós”.
(Santo Agostinho) -
Uma visão positiva da pessoa humana. -
Respeito e dignidade pela vida humana desde a sua concepção até à morte. -
Jesus Cristo referência fundamental. -
O ser humano visto à luz do projecto salvífico de Deus. -
Deus-Amor, fonte da existência, fundamento da realidade e sentido da vida humana. -
A religiosidade como atitude de abertura à transcendência. -
Deus criador do homem e fonte da liberdade. -
Jesus Cristo modelo e exemplo de Humanidade plena. -
O diálogo entre Deus e o Homem tem na Sagrada Escritura um espaço privilegiado. “Dai-me, Senhor,
agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender,
subtileza para interpretar, graça e abundância para falar,
acerto ao começar, direcção ao progredir e perfeição ao concluir”
(São Tomás de Aquino). -
O jovem é um ser único, conhecedor das suas potencialidades, livre e responsável, de relação fácil com os outros e aberto ao transcendente; -
O jovem é capaz de se questionar sobre o sentido da sua própria existência, do mundo e da vida; -
O jovem assenta a vivência quotidiana numa plataforma de valores éticos e morais comuns; -
O jovem integra-se numa sociedade democrática, empenha-se numa cidadania activa, estabelecendo relações interpessoais e institucionais valorizando o tecido comunitário e social; -
O jovem aprende a interpretar o mundo, cada vez mais globalizado e mediatizado, com os critérios cristãos. “Que os jovens não só sejam amados,
mas que eles próprios sintam que são amados”
(São João Bosco). -
O processo educativo identifica-se com a atividade salvadora e santificadora da Igreja. -
Compreende o sentido comunitário da experiência cristã. -
As experiências transmitidas por Dom Bosco, fundamentam-se na criação de um ambiente familiar saudável, aberto aos valores humanos e cristãos. -
O processo educativo centra-se no diálogo cordial, no ambiente de alegria e na dedicação do educador. -
O acto educativo é essencialmente um acto de relação. -
O método educativo de Dom Bosco é um estilo de educação, feito de acção e reflexão que pretende desenvolver no educando o protagonismo juvenil e o seu sentido de pertença à comunidade educativa. | |