Notícia / Destaque

Reflexões depois de um Bom Dia


mai 08, 2020


seara-19-reflexoesConfesso que tem sido difícil ver Jesus e sentir Deus nesta nova rotina que parece não ter forma de como mudar. Gostava de ter a capacidade de permanecer positiva e ver sempre o melhor nos outros, mas quando esses outros são os mesmos com quem convivo há meses sem ter descanso fica difícil. Por isso, Mãe, confio em ti e sei que estás aqui para me chamar a atenção quando perco a paciência e digo/faço coisas que não devia.

Pergunto-me demasiadas vezes o que será que Deus tem à espera para mim, tantas que fico ansiosa, pois não sei se o que estou a fazer será digno do futuro que tenho à minha frente. Mãe, peço, assim, que me orientes com o teu carinho e amor no caminho que Deus desenhou para mim.

É fácil cair na tentação, mas é difícil pedir perdão. A minha teimosia é algo de que não me orgulho, especialmente quando está me impede de fazer o que melhor para mim e para outros. Nós não vivemos sozinhos, mesmo que estejamos em isolamento social, somos responsáveis pelos outros e a nossas ações têm consequências sejam estas boas ou más. Mãe ajuda-me a alcançar  a santidade e a saber dizer “sim” aos outros como tu!“                        

Uma filha do 12.º T2

Às vezes o cansaço do dia-a-dia é demasiado e é muito fácil nos esquecermos do que realmente importa e de que, lá em cima, há alguém a torcer por nós. É muito fácil viver perdido e com a cabeça tão cheia de coisas irrelevantes, que nem temos tempo para parar e relembrar de que a vida, apesar de difícil, é bonita. Perdemos de vista o que realmente importa.

Estamos a viver tempos complicados, sem dúvida alguma. Mas isso não deveria servir de desculpa para enchermos o coração com sentimentos que não nos fazem bem. Precisamos todos de respirar fundo e largar o desnecessário, fazer espaço para que Deus possa entrar. Entrar e transformar. Nestes momentos, em que a nossa fé é testada ao máximo, é que temos de provar o amor de que somos capazes. O mundo tem de se lembrar de viver, amar e cuidar. Juntos conseguimos ultrapassar qualquer coisa.

Ana Maria Martins | 12.º T3

Tal como todos sabemos e tantas vezes ouvimos, Deus tem um caminho traçado para nós. No entanto, por vezes, quer seja porque não sabemos fazer o silêncio necessário para escutá-lo, quer seja porque não o queremos fazer, acabamos por não tomar consciência de qual é este caminho. Este percurso de vida é projetado por Deus para cada um de nós e como tal temos o dever de o seguir, tendo para isso que confiar plenamente Nele. Ainda que por vezes seja difícil, quer seja porque as escolhas que temos que fazer para o seguir não coincidem com aquelas que queremos fazer quer seja porque não são as que achamos serem as melhores para nós. No entanto, temos que acreditar. Temos que confiar plenamente. 

Estes tempos que estamos a viver são difíceis para todos, são tempos pautados pela incerteza e muitas vezes angústia e é por isso mesmo que são os tempos em que mais precisamos de confiar. Confiar que tudo isto faz parte e que tudo correrá pelo melhor desde que tenhamos a coragem necessária para nos entregar plenamente a este “acreditar.

Rita Teixeira | 12.º T2

Ao longo da nossa vida devemos abrir espaço nos nossos corações para Jesus, para a fé, para a paz e para o amor ao próximo. Devemos ser Santos e bons uns para os outros sem esperar nada em troca, “só porque sim”. Nestes tempos de incerteza e insegurança, é fácil perder a esperança, mas temos de acreditar que Deus tem um plano para cada um de nós e que vai ficar tudo bem.“

Marta Teixeira | 12.º T2

A fé tem um poder incrível, especialmente ao nível da motivação humana. O sossego que dá e a segurança que transmite nos tempos de maior dificuldade e dúvida. A confiança está na base deste conceito, um confiar nem sempre cego, mas de entrega absoluta. A fé é numa base diária o reflexo do amor e vice-versa. Tem que a ver uma permissão da nossa parte para nos deixarmos envolver na santidade e em acredita todos os dias no nosso melhor, no que vai melhorar e que não há um caminho que esteja sempre sombrio. Há sempre uma luz que nos guia e, para mim, essa luz é a minha fé. Não é perfeita, não é inabalável porque é fé.

Mariana Bicho | 12.º T3

A ideia de santo é muitas vezes concebida no quotidiano como algo totalmente inalcançável, mas a santidade está dentro de cada um de nós... Nas ações mais humildes, simples e genuínas, pouco a pouco vamos alimentando a nossa santidade fazendo o santo que há em nós crescer de dia para dia! Basta querer! É na simplicidade que está a santidade!

Nossa Senhora dirige-se diretamente a ti, a mim, a nós... incrível certo? Pensa nisso! Age!

Luísa Pinho | 12.º T3

Este texto transmitiu o facto de Nossa Senhora ser um porto seguro. Em momentos difíceis temos de nos lembrar que Deus está, mais do que nunca, connosco.  Gostei deste texto porque de certa forma foi um alívio , na medida em que pude descansar por saber que Alguém maior que todos está a olhar por nós.

Quanto à santidade, relembrou-me de que TODOS somos chamados a ser Santos. No dia a dia, no mais básico, nas nossas “calças de ganga e ténis “e que tenho de deixar de associar a palavra santo aos santos de altar, mas sim a mim própria porque EU sou chamada a isso.

Por fim senti que foi transmitido neste texto uma enorme mensagem de amor, escrita com a ternura que só uma mãe pode transmitir, porque, afinal de contas, nossa senhora e eternamente nossa mãe, e, se confiarmos n’Ela, vai salvar Portugal e converter o coração de cada um. 

Luísa Vilarinho | 12T2

 


DESTAQUES

Horário dos primeiros dias - 2020|2021


Consulte o horário dos primeiros dias do ano letivo 2020|2021



continuar

Material - 1.º, 2.º e 3.º Ciclo - 2020|2021


Consulte a liste de material para o 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do ano letivo 2020|2021



continuar

Manuais adotados 2020/2021


Já estão disponíveis os manuais adotados para o ano letivo 2020/2021.



continuar

Consignação de IRS 2020


Apoie os Serviços Sociais Salesianos através da consignação do seu IRS. A consignação de 0,5% do seu IRS não tem custos para o contribuinte, podendo assim ajudar quem mais precisa com um simples gesto. Carregue no link para saber como pode ajudar.



continuar

Estamos contigo - Vencer a COVID-19


Ainda que estejamos em períodos de isolamento social, não estás só. Estamos contigo. Esta página procura ser um foco de esperança, onde além de notícias e informações técnicas, podes encontrar sugestões de atividades, boas práticas e conteúdos inspiradores que, agrupados em 4 áreas, procuram fazer deste um ponto de encontro, virtual, mas bem real.



Visitar página

NOTÍCIAS

Há um mês no 7º ano. Testemunhos sem filtro


Estou pronta para o terceiro ciclo e vou tentar ao máximo obedecer ao tema deste ano. Os meus objetivos são ajudar os meus colegas, ter boas notas e um comportamento excelente. Quero ser um exemplo a seguir e respeitar os meus colegas, aceitando as diferenças de cada um.



continuar

Reflexões depois de um Bom Dia




continuar

Isolamento social: o que muda?




continuar

Isolamento




continuar

Tempos de Pandemia




continuar
Fundo Página Salesianos de Lisboa