Notícia / Destaque

Há um mês no 7º ano. Testemunhos sem filtro


out 16, 2020


Ha um mes no setimo anoAlunos do 7º ano

A minha aventura pelo terceiro ciclo está a ser um pouco diferente daquilo que imaginava. A existência de uma pandemia mundial alterou muitas coisas nas nossas rotinas. No entanto, adorei reencontrar os meus amigos e os meus professores depois de ter estado vários meses a vê-los através de um ecrã.

No terceiro ciclo, sinto que tenho mais autonomia e também mais liberdade. A verdade é que somos mais crescidos e, por isso, temos mais responsabilidades.

Ainda ontem estava no primeiro ano e parece que fechei os olhos e acordei no sétimo ano. O tempo voa!

Caetana Leitão I 7.ºA

Antes de vir para a escola, estava muito nervosa, pois não sabia o que me esperava. No entanto, foi bom podermos voltar a ver os nossos amigos sem ser por Zoom ou por Whatsapp e podermos voltar a ter aulas presencialmente.

Na escola, foi estranho ver as mesas afastadas, desinfetar as mãos intervalo após intervalo, medir a temperatura, ver as mesas da cantina separadas por acrílicos e manter o distanciamento.

O 7.º ano será mais difícil com estas novas regras, como se já não bastassem as novas matérias e ter de subir e descer noventa degraus para ir para o pátio ou para a sala…

Maria Isabel Carvalho | 7.º B

No primeiro dia, a ansiedade era muita. Ia regressar à escola e encontrar-me com os meus amigos, que já não via há imenso tempo, logo estava cheia de saudades!

Este ano é diferente, porque temos de estar todos de máscara e há mais regras para nos protegermos. Eu não gosto das máscaras, contudo isso não é motivo para estarmos tristes, pois temos os nossos amigos por perto, professores que nos apoiam e, apesar de estarmos “mascarados”, conseguimos divertir-nos. 

Este terrível vírus que apareceu na nossa vida não tem o direito de nos tirar a alegria de viver e de sorrir! Este ano será, certamente, um ano diferente, mas também especial!

Constança Monteiro I 7.º C

Sinto que o 7.º ano é muito importante e que, certamente, me vai preparar muito bem para os outros que estão para vir. Gosto das tardes livres às sextas e estou a adorar as novas disciplinas!

Com esta pandemia, estamos limitados em muitas coisas, mas penso que isso nos ajudará a dar mais valor àquilo que dávamos por garantido até há bem pouco tempo!

Filipe Flamino I 7.º C

O regresso à escola está a ser bom, pois tinha saudades do colégio, dos professores e dos colegas. Depois de tantos meses fechados em casa, já apetecia sair e ver caras conhecidas.

Obviamente, com o distanciamento e estas novas regras, não é a mesma coisa… As máscaras também não ajudam, não conseguimos ver os rostos dos nossos colegas, tudo fica diferente! Mas o que mais me custa é não poder dar abraços às minhas amigas depois deste tempo todo!

Estou a gostar desta nova experiência que é estar no 3.º Ciclo. Estamos mais crescidos e temos mais responsabilidades e deveres. Cheguei aqui com algum receio do que iria acontecer, mas percebi que não era preciso ter medo, pois vai correr tudo bem!

Inês Agostinho I 7.º C

O coronavírus apareceu e foi um grande susto para todos, por isso, passámos os últimos três meses do passado ano letivo com aulas à distância, em casa. Foi desesperante estar tanto tempo em casa, à frente dos ecrãs, dia após dia, semana após semana, longe dos amigos, colegas e professores.

Quando soubemos que no novo ano escolar iríamos ter aulas presenciais, ficámos muito contentes.

Chegou finalmente o primeiro dia de aulas presencial.

No início, ficámos “assustados”, estranhámos, pois mudou muita coisa na nossa escola, na nossa vida… Acrílicos por todo o colégio: no refeitório, nas mesas exteriores, nos bares, na secretaria, no centro de imagem…

Agora, a máscara acompanha-nos durante todo o dia, apenas a podemos retirar para comer ou na aula de Educação Física.

Novas regras nas salas de aula, na cantina e no pátio (circulação e zonas restritas para cada ciclo) foram outras das alterações impostas.

Todos sabemos que estas medidas são importantes, mas com elas foi mais difícil conhecermos os novos colegas de turma, os novos professores, identificar os auxiliares e a comunicação é mais complicada. De repente, deixámos de ver a cara uns dos outros e deixámos de nos cumprimentar com abraços, beijinhos e apertos de mão. A comunicação faz-se apenas através das máscaras, pelo olhar e por palavras.

Contudo, com o passar dos dias, habituámo-nos à máscara, aos acrílicos, aos percursos, aos novos horários e regras. Começámos a conhecer melhor a nossa turma, os professores e a entrar na rotina.

Este ano é diferente, porém vai correr tudo bem como nos anos letivos anteriores.

Vamos estar juntos, mas com distanciamento!

Tomás Neves I 7.º D

Começámos a escola há um mês e são muitas as novidades. Até temos uma sala de aula nova!

Este ano, está a ser tudo muito diferente: turma nova, professores novos, sala nova, … está a ser uma loucura.

Sobre a minha turma. Apesar de nos conhecermos apenas há um mês, já percebemos que somos uma turma unida, porque gostamos de nos apoiar na realização das tarefas, e somos muito atentos uns aos outros! Somos uma turma cooperativa e bastante empenhada e gostamos de sentir que existe justiça entre nós. Já nos disseram também que somos muito simpáticos e acolhedores.

A nossa turma é especial e parece que vamos ter três anos de diversão e alegria. 

Turma I 7.º E

O terceiro ciclo começou com aulas presenciais. Estamos contentes por estar de volta, mesmo tendo de cumprir as regras do COVID-19.

Os professores preocupam-se connosco e são muito simpáticos. Os auxiliares tentam manter a ordem de distanciamento social e da utilização das máscaras.

Nos intervalos e na hora de almoço, estamos com os amigos, que bom que é! Em Educação Física, cumprimos o distanciamento e fazemos atividades ao ar livre.

Este é um ano diferente, temos de nos adaptar a novas regras e formas de estar uns com os outros.

Guilherme Canelas I 7.º F

O terceiro ciclo, para mim, está a ser uma grande mudança! Não só pelo facto de existirem mais disciplinas, mas também por este ano ter de ser obrigatória a utilização das máscaras em toda a escola.

Para frequentar esta escola, acho que temos de ser muito corajosos e responsáveis, pois é muito rigorosa. Eu gosto da minha escola e acho que nos estamos a habituar muito bem a estas novas regras. 

Estou a adorar frequentar o sétimo ano!

Vasco Salgado I 7.º F

O terceiro ciclo é muito diferente do segundo. Temos novas disciplinas e não conhecemos a maior parte dos professores.

Muitas pessoas pensam que a mudança é má, mas pode ser uma oportunidade para vivenciar novas experiências.

Também fico muito feliz por termos voltado às aulas presenciais. Para mim, são melhores do que as aulas por Zoom, mesmo que tenha de usar máscara todos os dias, vale a pena o esforço, pois estamos com os nossos amigos.

O único aspeto mais negativo que eu tenho a apontar são as escadas, pois ter de as subir várias vezes ao dia é desgastante.

                                                                                                     Madalena Oliveira I 7.º F

Antes de iniciar o ano, achava que não ia lidar muito bem com o Covid-19, mas está a correr bem, apesar de todas as regras de distanciamento social e das limitações que temos no nosso dia-a-dia. Já tenho novos amigos e estou a gostar bastante das aulas, especialmente das de Ciências, embora todas as disciplinas novas do 3º ciclo sejam um grande desafio e eu esteja muito entusiasmado por aprender coisas diferentes.

Espero sinceramente que o ano corra bem, não só para mim, como para todos os meus colegas. Gostava muito que não fosse preciso novo confinamento e que pudéssemos continuar todos juntos a aprender e a brincar.

Ricardo Pinto I 7.º G

Confesso que estava bastante nervosa no início deste ano letivo, no entanto, estava pronta para começar uma nova etapa na minha vida.

Passei o verão inteiro a perguntar às minhas amigas mais velhas se o 7º ano ia ser muito difícil. A maioria respondeu que não, com um grande sorriso na cara, o que me fez ficar bastante mais aliviada.

Quando entrei, senti o meu coração a bater a mil, estava muito ansiosa, pois ia começar um novo ciclo, conhecer novos professores e novos colegas. De seguida, começaram a explicar-nos regras, o que piorou, pois dei conta de que ia ser um ano muito exigente.

Ao longo do tempo, fui-me integrando e, apesar de estar nesta escola há sete anos, esta já é também a minha casa.

Na minha opinião, a maior parte das regras foram muito bem conseguidas, mas nada é perfeito. 

As faltas são muito justas e a responsabilidade e a organização são uma exigência. Os desdobramentos são uma forma inteligente de conseguirmos ter menos distrações, e dos professores perceberem melhor as dificuldades de cada um de nós.

Quanto às escadas de acesso às salas de aula são muitas...

Estou pronta para o terceiro ciclo e vou tentar ao máximo obedecer ao tema deste ano.

Os meus objetivos são ajudar os meus colegas, ter boas notas e um comportamento excelente. Quero ser um exemplo a seguir e respeitar os meus colegas, aceitando as diferenças de cada um.

Este texto pretende ser um testemunho sem filtros e serve para agradecer. 

Obrigada por tudo, por todas as brincadeiras, aprendizagens, descobertas, experiências, miminhos e desabafos.

Carol Almeida I 7.º G

Eu pensava que o terceiro ciclo ia ser, apenas, um ciclo em que tinha de me levantar mais cedo, em que teria de estudar, empenhar-me e trabalhar mais, mas descobri que também existem outras coisas como, por exemplo, a tarde de sexta-feira LIVRE. 

No 3º ciclo, no 7º ano, temos de subir três pisos de escadas e, às vezes, quando chego à sala, cansado, apetece-me tirar a máscara. Este ano, tudo é bem mais difícil por causa da máscara. 

Em suma, estou no terceiro ciclo, um ciclo diferente, mas está tudo a correr bem.

Francisco Lagoas I 7ºG

O regresso às aulas não é nada de novo para nós, mas, com a ida para o novo ciclo, começámos a sentir mais responsabilidade e a termos de repensar e mudar as nossas atitudes.

Temos consciência de que o sétimo ano é muito diferente dos anos anteriores em muitos aspetos. Não só por toda uma nova realidade, mas também pelo momento difícil que estamos  a atravessar.
Nestas primeiras semanas de aulas,  tivemos de nos adaptar a novas regras, professores e colegas.
É mais um desafio que esperamos conseguir ultrapassar no nosso melhor e sempre com um sorriso no olhar!

Madalena Castro e José Alves I 7.º H

Neste novo ciclo, fiquei espantada e estranhamente incrédula ao ver a responsabilidade e a autonomia que os professores exigem de cada um. Depositam em nós confiança, põem-nos à prova, criam desafios e quando nos olhamos ao espelho vemos que estamos a crescer. Não só em altura, mas também como pessoas.

No 3ºciclo, penso que todos deveríamos aprender a confiar em nós próprios, para que, no final, consigamos escolher o que admiramos e queremos seguir na vida e que seja para o bem da humanidade. Afinal, somos a próxima geração e é bom que o nosso mundo esteja sempre em boas mãos!

NÓS SOMOS O FUTURO...

Marina Luísa e Sofia Faustino I 7.º I



DESTAQUES

Horário dos primeiros dias - 2020|2021


Consulte o horário dos primeiros dias do ano letivo 2020|2021



continuar

Material - 1.º, 2.º e 3.º Ciclo - 2020|2021


Consulte a liste de material para o 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do ano letivo 2020|2021



continuar

Manuais adotados 2020/2021


Já estão disponíveis os manuais adotados para o ano letivo 2020/2021.



continuar

Consignação de IRS 2020


Apoie os Serviços Sociais Salesianos através da consignação do seu IRS. A consignação de 0,5% do seu IRS não tem custos para o contribuinte, podendo assim ajudar quem mais precisa com um simples gesto. Carregue no link para saber como pode ajudar.



continuar

Estamos contigo - Vencer a COVID-19


Ainda que estejamos em períodos de isolamento social, não estás só. Estamos contigo. Esta página procura ser um foco de esperança, onde além de notícias e informações técnicas, podes encontrar sugestões de atividades, boas práticas e conteúdos inspiradores que, agrupados em 4 áreas, procuram fazer deste um ponto de encontro, virtual, mas bem real.



Visitar página

NOTÍCIAS

Há um mês no 7º ano. Testemunhos sem filtro


Estou pronta para o terceiro ciclo e vou tentar ao máximo obedecer ao tema deste ano. Os meus objetivos são ajudar os meus colegas, ter boas notas e um comportamento excelente. Quero ser um exemplo a seguir e respeitar os meus colegas, aceitando as diferenças de cada um.



continuar

Reflexões depois de um Bom Dia




continuar

Isolamento social: o que muda?




continuar

Isolamento




continuar

Tempos de Pandemia




continuar
Fundo Página Salesianos de Lisboa