Notícia / Destaque

No meu 5.º ano... @ulas à distância


fev 19, 2021


Joana Fernandes, João Dias, Alice Miranda e Teresa Amado

seara-16-5anoDurante as aulas à distância, é mais complicado manter a concentração. As avaliações e os trabalhos são na Escola Virtual e no Moodle. Eu prefiro o papel! [...] Um ponto bastante positivo é o facto de não chegar atrasada às aulas [...] as aulas online tiram-me os momentos de convívio com os meus amigos e isso deixa-me um pouco triste [...] nada pode substituir as aulas presenciais naquele espaço tão familiar a que chamamos Escola. Tenho saudades! [...] Ao princípio, foi muito estranho porque nunca tinha visto os meus professores sem máscara. Ficam tão diferentes [...] continuo a sentir que os professores estão comigo.

@ulas à distância…

Frequento o quinto ano numa escola que me acompanha desde os seis anos. Apesar de ser uma escola grande, nunca me senti sozinha e há sempre muitas atividades para realizar dentro e fora do horário letivo. Por exemplo, pratico ginástica desportiva com o Prof. Hugo Almeida e adoro! No entanto, dado o contexto que estamos a viver, foi preciso adaptarmo-nos à nova realidade.

O primeiro período foi de máscara e muito gel desinfetante nas mãos, logo à entrada da escola e durante o dia, mas na companhia dos amigos, divertimo-nos a valer e tudo se tornou mais fácil. Neste momento, estamos em casa e à frente do ecrã. 

Durante as aulas à distância, é mais complicado manter a concentração, pois distraímo-nos com mais facilidade. As avaliações e os trabalhos são na Escola Virtual e no Moodle. Eu prefiro o papel! Há uma grande vantagem, tanto para nós como para os professores, pois sabe-se logo a nota, depois de se submeter o trabalho.

No zoom, por vezes, “caio” e isso deixa-me um pouco nervosa, por não conseguir ouvir a matéria que a professora está a explicar naquele momento. Mas, nas aulas online, nem tudo é negativo e aborrecido. As aulas assíncronas ajudam-nos a ser mais autónomos e responsáveis. Mesmo assim, espero que a pandemia acabe rapidamente para voltar à escola e o mais depressa possível!  

Joana Fernandes | 5A 

@ulas à distância…

Hoje, já não corremos pelos pátios nem subimos escadas com as mochilas às costas, mas a vontade de aprender continua.

Até agora as aulas online estão a correr-me bem, mas apetecia-me estar a correr e a brincar com os meus amigos. Além disso, as aulas presenciais são melhores que as aulas à distância. De qualquer forma, este aspeto menos positivo não me desanima, pois acredito que vou voltar à escola (mesmo que demore algum tempo…). Enquanto isso, tento aproveitar ao máximo o tempo para aprender novas matérias, alargar horizontes e realizar outras experiências que me trazem muita felicidade (como, por exemplo: aprender a cozinhar, passar mais tempo com a família, entre outras atividades).

O importante é manter o espírito aberto e contornar os obstáculos com calma e sabedoria.

Tudo se faz! Basta fazer acontecer…

 João Dias | 5A

@ulas à distância…

O meu quinto ano está a ser bem diferente do que imaginava, apesar de já frequentar os Salesianos desde o primeiro ano.

Olhando para trás, o mês de setembro exigiu, da minha parte, uma grande adaptação às novas responsabilidades. No início, senti mesmo algum receio de não conseguir cumprir os objetivos deste novo ciclo. Tudo era novo: os professores, as salas, as matérias e até o pátio! A juntar a tudo isto, não me posso esquecer da minha “amiga” máscara que passou a fazer parte do material escolar. No meu dia a dia, além das tarefas escolares, tinha de cumprir com as novas regras de comportamento face ao contexto de pandemia. Ora aí, vou ter de confessar o meu “pecado”. Peço desculpa e, neste momento, digo para os meus botões “Coragem, Alice!”… Pois bem, apesar dos constantes avisos da minha DT para manter o distanciamento social, nem sempre consegui controlar os meus afetos e acabei por abraçá-la (direi… algumas vezes… por aí…) e ouvir “Cuidado! Olha o Covid, não quero que fiques doente!”.  

Agora, chegado o segundo período, o meu percurso escolar sofre mais uma reviravolta: o ensino à distância. Porém, nem tudo corre mal. 

Um ponto bastante positivo é o facto de não chegar atrasada às aulas. Sinto-me, também, mais segura, porque estou em casa e consigo realizar as tarefas dentro dos prazos e sem receios. Contudo, as aulas online tiram-me os momentos de convívio com os meus amigos e isso deixa-me um pouco triste.

Pesando as vantagens e as desvantagens, do ensino à distância, e dadas as circunstâncias, as aulas via zoom são uma boa estratégia para continuarmos a aprender e a descobrir. Mas, sinceramente, nada pode substituir as aulas presenciais naquele espaço tão familiar a que chamamos “Escola”. Tenho saudades!

Alice Miranda | 5D

@ulas à distância…

Este ano letivo, eu já sabia que iria ser diferente, por várias razões. Uma delas era que teria à minha espera uma escola nova para começar o quinto ano. Neste momento, as aulas decorrem à distância, as chamadas aulas “online”. Tudo funciona de maneira diferente, mas sem grandes sobressaltos.

Ao princípio, foi muito estranho porque nunca tinha visto os meus professores sem máscara. Ficam tão diferentes! Mas não é por isso que deixam de ser engraçados. Apesar da distância de um ecrã, continuo a sentir que os professores estão comigo e tentam ajudar-me a superar as minhas dificuldades, sobretudo quando o sinal da minha internet teima em “tirar férias”.

Não é por estar a ter aulas por zoom que deixo de aprender! Pelo contrário... Os desafios continuam! 

Há, também, algumas desvantagens: falta-me a proximidade física com os meus colegas de turma, os professores e até com a minha sala de aula.
Estou na segunda semana de aulas online e está a correr bem.
Para terminar, deixo-vos um acróstico a propósito das aulas não presenciais.

Oportunidade para aprender
Não faltará neste ambiente virtual

Línguas, matemática, ciências e outras artes…
Invadem o mundo da tecnologia
Num ecrã cheio de mestria
E de múltiplos saberes.

Teresa Amado | 5D



DESTAQUES

Ed. Musical – “Uma performance relâmpago”, no Dia Mundial da Música


Foi a primeira apresentação deste ano, ao vivo e a cores, para assinalar este dia tão especial, que afinal, e pela vontade de todos, assim podiam ser todos os dias!



continuar

Horário dos primeiros dias - 2021|2022


Consulte o horário dos primeiros dias do ano letivo 2021|2022



continuar

Material Escolar 21|22


Listas de material (ano letivo 2021|2022):



continuar

Ser finalista em pandemia


Ser finalista em tempo de pandemia significa adaptação, responsabilidade e aceitação. Esta aceitação vem no seguimento de não podermos viver tudo aquilo que fomos sonhando para este ano. Por fim, traz consigo também uma certa exclusividade, por termos aprendido e termos tido oportunidades muito diferentes das dos finalistas anteriores.



continuar

Celebrar a vida de S. João Bosco: vídeos “Escutar com D. Bosco”


No próximo dia 31 de janeiro celebramos a memória de S. João Bosco. Ao longo do mês, a Pastoral Juvenil Salesiana publicou um conjunto de vídeos com o título “Escutar com D. Bosco” que destacaram alguns momentos marcantes da história de vida deste santo, que deixou uma herança e um património espiritual rico e bem definido.



continuar

NOTÍCIAS

Universitários 2021 - ou “Antigos alunos dos Salesianos de Lisboa voam alto e bem”


Fiquei muito surpreendido quando nessa mesma tarde abri o email e já tinha recebido o resultado. Abri a mensagem e até saltei de alegria: consegui! Entrei no curso que queria (Gestão de Informação na Nova IMS). Depois de falar com vários (agora Ex) colegas, fiquei muito feliz por saber que a grande maioria deles também tinha conseguido entrar onde queria.



continuar

No meu 5.º ano... @ulas à distância


Durante as aulas à distância, é mais complicado manter a concentração. As avaliações e os trabalhos são na Escola Virtual e no Moodle. Eu prefiro o papel! [...] Um ponto bastante positivo é o facto de não chegar atrasada às aulas [...] as aulas online tiram-me os momentos de convívio com os meus amigos e isso deixa-me um pouco triste [...] nada pode substituir as aulas presenciais naquele espaço tão familiar a que chamamos Escola. Tenho saudades! [...] Ao princípio, foi muito estranho porque nunca tinha visto os meus professores sem máscara. Ficam tão diferentes [...] continuo a sentir que os professores estão comigo.



continuar

Janeiro, o mês da celebração de Dom Bosco


“Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade.” DOM BOSCO



continuar

Contrato Simples - 2020/2021


Consulte os documentos relativos ao contrato simples - 2020/2021



continuar

Há um mês no 7º ano. Testemunhos sem filtro


Estou pronta para o terceiro ciclo e vou tentar ao máximo obedecer ao tema deste ano. Os meus objetivos são ajudar os meus colegas, ter boas notas e um comportamento excelente. Quero ser um exemplo a seguir e respeitar os meus colegas, aceitando as diferenças de cada um.



continuar
Fundo Página Salesianos de Lisboa