SALESIANOS DE LISBOA

R00009063.png
Morais_edited.jpg

José Morais

Diretor Pedagógico

"Nesta grande Escola Salesiana, todos os lugares são ocupados por pessoas únicas."

 

"Que bom que tu existes!"

Lugar de Chegada

 

Do alto de Campo de Ourique, olha até onde os olhos desistem de ver, abre os braços e grita: bem-vindos, sejam bem-vindos! O grito volta e acomoda-se no seu coração de escola, para que todos os dias possa ser ouvido e, sobretudo, sentido.

Esta Escola Salesiana, desde muito jovem que se habituou a abrigar famílias numerosas. Está feliz, porque essas famílias gostam de se demorar por cá. Por isso agradece a todos aqueles que aqui moraram, que aqui deram e receberam vida, que aqui foram felizes ou "quase felizes", que aqui estiveram com vontade de aqui estar, que aqui cresceram, que aqui foram eles. Inteiros.

Nesta grande Escola Salesiana, todos os lugares são ocupados por pessoas únicas. Que bom que tu existes, pensamos e dizemos nós, educadores.

 

E agora... que se ensine e que se aprenda, que se erre e que se acerte, que se eduque, que se jogue, que se cante e que se chore, que se reze, que se ganhe e que se perca, que se abrace, que se corra e que se nade, que se ria, que se sonhe, que se viva e, sobretudo, que se veja e que se sinta o coração grande de João. João Bosco.

 

Em todos e cada um dos dias. Em todos e cada um de nós.

DSC_3880_v2.png
Mãos pintadas

"Acreditamos, também por isso, na identificação do que cada criança ou jovem (já) faz bem, na valorização daqueles que são os seus “talentos” à partida, como força transformadora da evolução que todos desejamos para ela(s) em contexto escolar e… não só!"

Porto de abrigo!

Nos Salesianos de Lisboa existem muitos rostos e locais marcados pelo cuidado e bem querer aos nossos alunos e suas famílias. Seguramente já leram, ouviram e, desejavelmente, experimentaram, a importância dada a todos e a cada um nesta escola! Então, qual a relevância de uma equipa que se orgulha de pertencer ao Departamento de Psicologia e Necessidades Educativas (DPNE)?

 

Orgulho sim, em sermos (mais) um lugar de abrigo, de pessoas e para pessoas com afeto! Investimos na formação e competência técnica dos nossos colaboradores, acreditamos na importância de uma atitude de empatia e respeito pelas necessidades das crianças e jovens que nos procuram, mas acima de tudo, acreditamos no valor intrínseco de cada um deles! 

Acreditamos, também por isso, na identificação do que cada criança ou jovem (já) faz bem, na valorização daqueles que são os seus “talentos” à partida, como força transformadora da evolução que todos desejamos para ela(s) em contexto escolar e… não só! 

Nesse sentido, procuramos que este lugar, esta equipa, ou este "porto de abrigo”,seja também ponto de partida (motivador) para os nossos alunos arriscarem uma circum-navegação pelos caminhos da aprendizagem e da vida!
Saibam que podem contar incondicionalmente connosco, nessa viagem, entre as tempestades e as bonanças do seu quotidiano escolar!