Os corredores e as escadas enchem-se de vozes e risos até à entrada nas salas de aula. Uma a uma, as portas vão-se fechando e as aulas começam. O silêncio, de súbito, toma conta dos longos corredores do edifício.
Dentro de cada sala, há conhecimento, aprendizagem, crescimento.
Com o fim das aulas, recomeça o turbilhão de vozes. As conversas, as amizades, as partilhas tomam conta do corredor e vão descendo até ao pátio.
No pátio, há crescimento, aprendizagem e conhecimento.
O secundário é aquele patamar onde se começam a desenhar os passos decisivos que hão de tornar possíveis as etapas seguintes e onde cada dia permite experimentar muitas e variadas emoções. Vivem-se momentos de tensão e ansiedade que antecedem as avaliações, fazem-se contas para ver se faltam ou sobram pontos, sente-se a pressão do aproximar dos exames. Há atividades, projetos, amizades, viagens, festas.
É o tempo de aprender e conhecer aquilo que se é enquanto pessoa.
O caminho a percorrer ao longo desta etapa proporciona muitos e diversificados momentos, absolutamente essenciais para o desenvolvimento de cada um. O sonho, as expectativas e a capacidade de se reinventar a cada momento são determinantes.
Assim, tudo o que se vai desenrolar ao longo destes três anos, vai construindo cada um como pessoa, na sua globalidade, e serve de alavanca para o futuro que se aproxima. Cada vitória académica que alcançam traz-nos imensa felicidade, mas é quando se mostram em saudável crescimento, enquanto pessoas, que ficamos orgulhosos.
Muito mais do que um número numa pauta o que, de facto, é significativo é aquilo que são enquanto esperança de um mundo melhor.