SOLSAL

solsal_lisboa_1

Desde 2008 está ativo em Portugal o Serviço ‘SolSal’ – Solidariedade Salesiana – pensado para ir ao encontro das necessidades das crianças, adolescentes e jovens, em situações de especial vulnerabilidade, bem como apoiar as suas famílias nos seus processos de educação e desenvolvimento.

Missão

O Serviço SolSal, à luz da Espiritualidade e da Pedagogia Salesiana, tem como missão acompanhar e (trans)formar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco ou perigo e respetivas famílias, conferindo empowerment e aumentando os seus níveis de resiliência na construção da sua historia de vida, para o seu desenvolvimento integral  e participação cívica responsável e ativa como cristão e cidadão. 

Visão

O Serviço SolSal quer ser uma referência no desenvolvimento de ações continuadas e significativas de promoção e de prevenção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, bem como na autonomização das famílias em situação de risco social.

Princípios

- Uma intervenção preventiva e em meio natural de vida;
- A participação na justiça social e na construção do bem comum;
- O respeito e dignidade pela vida humana desde a sua conceção até à morte;
- Caridade pastoral, fonte do espírito e da pedagogia salesiana;
- A criança, sujeito de direito e a prevalência do seu superior interesse;
 - A subsidiariedade.

Valores

- A amabilidade e alegria;
- Positividade, otimismo e confiança;
- O acolhimento, acompanhamento e a qualidade na relação;
- Comunhão e solidariedade;
- A criatividade e a inovação;
- A autonomia e o empowerment;
- O profissionalismo e o trabalho em equipa.

Documentos

DESTAQUES

Horário dos primeiros dias - 2021|2022


Consulte o horário dos primeiros dias do ano letivo 2021|2022



continuar

NOTÍCIAS

No meu 5.º ano... @ulas à distância


Durante as aulas à distância, é mais complicado manter a concentração. As avaliações e os trabalhos são na Escola Virtual e no Moodle. Eu prefiro o papel! [...] Um ponto bastante positivo é o facto de não chegar atrasada às aulas [...] as aulas online tiram-me os momentos de convívio com os meus amigos e isso deixa-me um pouco triste [...] nada pode substituir as aulas presenciais naquele espaço tão familiar a que chamamos Escola. Tenho saudades! [...] Ao princípio, foi muito estranho porque nunca tinha visto os meus professores sem máscara. Ficam tão diferentes [...] continuo a sentir que os professores estão comigo.



continuar