Professores Musicentro

Rui Gonçalves

Natural de Lisboa. Iniciou os seus estudos com seis anos de idade com a professora Cristina Brito da Cruz na Academia de Amadores de Música.

Prosseguiu os estudos no Conservatório Nacional de Lisboa que concluiu na classe de piano das professoras Maria José Amorim, Melina Rebelo e José Bom de Sousa.

Findo o secundário prossegue os estudos musicais no Curso de Formação Musical (F.M) e tem como mestres João Pinheiro, Francisco Cardoso, Margarida Fonseca Santos e Cristina Brito da Cruz. Serão estes os pedagogos que mais o influenciam na busca de um bom ritmo de aula, de equilíbrio entre tensão e descontração, responsabilidade, partilha e dedicação.

Aos 19 anos e enquanto está a meio do curso, começa a leccionar Formacão e Iniciação Musical nas escolas de Música: Crescendo, Instituto Vitorino Matono, Metropolitana de Lisboa. Começará aí o caminho como professor até aos dias de hoje.

Finda a ESML informa-se sobre o curso de Direcção de Orquestra. Irá candidatar-se e prestar provas: a disciplina de Direcção Coral no Curso de FM e as palavras de encorajamento do professor Vasco Azevedo tinham deixado uma semente. Vai participando de forma pontual em projecto educativo na Fundação Gulbenkian. Sem interrupções é admitido na Academia Superior de Orquestra para estudar direcção de Orquestra com Jean Marc Burffin.

Em 2004 integra o corpo docente do Musicentro nos Salesianos de Lisboa, como professor de Formação Musical e maestro da Orquestra da escola. Nas aulas de Formação Musical e Composição procura fomentar a criatividade e improvisação/criação e à “descomplicação” do peso que a palavra “compor” tem.

“…o primeiro papel do professor de música é não destruir o gosto que grande parte dos alunos já transporta consigo. Para isso terá de ser paciente e saber esperar pelo “tempo certo” do aluno fazendo-o compreender o poder da música e a sorte que cada um tem em poder estudá-la.” – Rui Gonçalves