O segundo ciclo incorpora dois anos de enorme riqueza. As idades que o compreendem abraçam momentos únicos e irrepetíveis, de grandes desafios, das amizades que se constroem e das grandes descobertas. Aqui, são ampliados os valores que farão parte do percurso humano de cada jovem.
Nestes dois anos, os jovens continuam o seu desenvolvimento e fortalecem as aprendizagens iniciadas no ciclo anterior, vivenciando novos caminhos e novas metodologias, que inevitavelmente irão alargar os seus horizontes. Mas transportam-se, também, receios e expectativas que importa compreender para que, a partir desse conhecimento, possamos cultivar o terreno, no qual serão lançadas as sementes que os levarão ao encontro da felicidade.
As aprendizagens de cada dia são ancoradas num grupo de educadores que, aliando conhecimento científico, pedagogia e amabilidade, partilham vivências geradoras de momentos de crescimento interior e de profunda formação integral.
Crescer no segundo ciclo é, também, olhar para o pátio e dele extrair toda a riqueza da Pedagogia Salesiana. O convívio entre alunos e educadores promove, neste espaço, o lugar para o diálogo, para a partilha, para o desenvolvimento da fé cristã, mas, acima de tudo, para a alegria, tão preconizada pelo nosso fundador São João Bosco.
A escola acolhe, de braços abertos, todos os dias, a chegada dos jovens, sentindo-se nos corredores o pulsar do segundo ciclo. Este é o nosso ADN.
Vem aprender, vem crescer, vem viver.
Bem-vindos ao segundo ciclo!
O dia-a-dia do segundo ciclo é cheio de diversão e descobertas.
Logo pelas oito da manhã o pórtico enche-se de jogos e conversas.
Trocam-se sorrisos e preparam-se os sentidos para aprender tantas matérias novas.
Mal os ponteiros do relógio apontam para as oito e vinte, as turmas formam o primeiro comboio do dia rumo às salas de aulas.
Cada um tem as suas disciplinas preferidas.
Uns preferem matemática, outros o português e o inglês, e há ainda quem goste mesmo é de música e educação física ou que se goste de perder entre as cores e as formas de educação visual.
Mas o que seguramente todos gostam é da hora do almoço, quando faltam quinze minutos para a uma da tarde. O tempo nobre para conviver com os amigos, participar no renhido campeonato inter-turmas ou talvez aproveitar para ler um livro na biblioteca.
Depois desta merecida pausa, as aulas da tarde são acolhidas com alegria renovada e o tempo voa entre as histórias de reis, as experiências no laboratório e a conversação de inglês.
E assim, pelas quinze e quarenta, termina o dia de aulas.
Depois, é hora de descansar, estudar um pouco, e fazer o que mais apetecer.
O amanhã está à espera, com um dia novo ansioso por oferecer a cada aluno a oportunidade de crescer e aprender.