O que o país não tinha, a CUF criava

> Seara > O que o país não tinha, a CUF criava

António Ribeiro, Constança Monteiro, M.ª Leonor Vitorino, M.ª Leonor Fernandes, Vasco Vaz Pinto e Vicente Fernandes

Nos dias 22 e 23 de setembro, os alunos do 11.º ano de História B e do 12.º ano de História A deslocaram-se ao Museu Industrial da Baía do Tejo, no Barreiro, para melhor conhecerem a evolução da economia portuguesa desde o período da Regeneração até meados do século XX. No momento da chegada houve uma calorosa receção por parte da guia, que nos deu uma explicação histórica pormenorizada sobre todo o complexo químico-industrial da antiga CUF, um dos dez mais importantes da Europa em meados do século XX.

Muito bem informada, a guia tinha um conhecimento abrangente, além de ser comunicativa, o que nos facilitou a aprendizagem. Explicou também o legado do fundador, o empreendedor, Alfredo da Silva (1871-1942) que foi considerado, por muitos, o “primeiro grande” industrial português. “O que o país não tem, a CUF cria” era o seu lema, demonstrando uma atitude que grandemente se afastava do conformismo que então existia em Portugal.

Foi feita ainda uma referência ao clube desportivo, com instalações topo de gama, que contou com a presença do lendário Manuel Fernandes.

Para muitos de nós, um dos momentos mais interessantes, no Museu, foi escutar a gravação do barulho do motor a diesel, que recorda o antigo trabalho da fábrica, e que a tantos operários causou problemas auditivos!

Passeámos depois pelo antigo bairro operário e observámos o mausoléu onde repousam os restos mortais de Alfredo da Silva. O projeto, da autoria do arquiteto Luís Cristino da Silva, com baixos-relevos do escultor Leopoldo de Almeida, deu origem a um grandioso monumento funerário, com 12m de largura e 7m de altura.

Visitámos, finalmente, o Arquivo Ephemera,de José Pacheco Pereira, famoso político, orador e comentador, que amavelmente nos recebeu e explicou peças do seu espólio, proporcionando momentos curiosos e alegres, já que muitos de nós nunca tínhamos visitado um arquivo; só os conhecíamos em filmes!

https://ephemerajpp.com/

António Ribeiro, Constança Monteiro, M.ª Leonor Vitorino, M.ª Leonor Fernandes, Vasco Vaz Pinto e Vicente Fernandes | 12.º H1