Sara Rosendo e Inês Hasse
Queríamos que esta sala fosse uma continuação natural desse impulso criativo, uma extensão viva do que são as artes visuais na nossa comunidade, um ambiente onde cada aluno se sinta livre para experimentar, errar, recomeçar e descobrir o seu próprio olhar, com a certeza de que cada traço, cada cor e cada forma têm valor. Agora, esse espaço é real: uma sala feita para acolher ideias, inspirar colaborações e celebrar o prazer de criar.
Esta sala é um sonho que habitava nas nossas mentes há muito tempo. Mais do que um sonho, uma necessidade. Um espaço que, finalmente, nos pertence e nos convida a criar com menos limites. Durante anos, imaginámos um lugar que refletisse o espírito das artes que praticamos noutras partes da escola, o mesmo espírito que colocamos em tudo o que fazemos.
Queríamos que esta sala fosse uma continuação natural desse impulso criativo, uma extensão viva do que são as artes visuais na nossa comunidade, um ambiente onde cada aluno se sinta livre para experimentar, errar, recomeçar e descobrir o seu próprio olhar, com a certeza de que cada traço, cada cor e cada forma têm valor.
Agora, esse espaço é real: uma sala feita para acolher ideias, inspirar colaborações e celebrar o prazer de criar. Com ela, abrem-se novas portas, novos caminhos e novas promessas de arte — obras às quais os nossos alunos nos ajudarão a dar vida.
Grupo de Educação Visual
A nova sala de Educação Visual foi criada a partir da remodelação de uma antiga sala. Já fazia muita falta. Agora, ganhou uma nova vida com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência de aprendizagem, num ambiente mais dinâmico e acolhedor.
O espaço é simples e ainda está por decorar — quase como uma tela em branco, mas é isso que o torna especial: está à espera do nosso toque, das nossas ideias e da nossa criatividade.
As paredes têm cores neutras e foram pintadas com tinta magnética, o que vai permitir, no futuro, colocar os nossos desenhos e dar mais cor e um ar artístico à sala como se as próprias paredes nos pedissem: “transforma-me com a tua imaginação”.
Apesar de só termos tido, até ao momento, uma aula nesse espaço, gostámos muito da experiência de trabalhar em grupos de dois ou quatro, pois pudemos ajudar-nos uns aos outros, partilhar ideias e crescer juntos enquanto estávamos a criar. Agora, somos mais felizes nas aulas de Educação Visual e ficamos mais ansiosos por ter essa disciplina.
Também reparámos nas mesas da sala, que nos chamaram à atenção pela sua textura suave e prática. São ideais para desenhar com conforto e sem obstáculos.
A nova sala de Artes é mais do que um espaço. É um convite à criatividade, à expressão e a tudo aquilo que podemos sonhar e criar juntos.
Não há dúvidas: os espaços enriquecem as aprendizagens!
Sara Rosendo e Inês Hasse, 9.ºE