Alunos e professores de História do 8.º ano
No âmbito da disciplina de História, os alunos do 8.º ano realizaram, nos dias 9 e 16 de outubro, uma visita de estudo ao Museu do Dinheiro, localizado na sede do Banco de Portugal, em Lisboa. Esta visita proporcionou aos nossos alunos uma forma mais dinâmica de aprofundar alguns dos temas em estudo durante o presente ano letivo, tais como o papel de Portugal na globalização da economia, durante os séculos XV e XVI, a formação dos primeiros bancos e, também, o surgimento do capitalismo comercial.
Além da experiência didática que oferece, o Museu encontra-se instalado na antiga Igreja de S. Julião, a qual sofreu, ao longo da sua existência, uma total ruína com o terramoto de 1755 e, posteriormente, um incêndio em 1816, acabando por ser adquirida pelo Banco de Portugal em 1910, com o advento da República. Deste modo, os alunos contactaram, in loco, com um espaço que conta exemplarmente alguns dos momentos mais marcantes da história da nossa capital.
Professores de História do 3.º Ciclo
Visitar o Museu do Dinheiro foi uma experiência muito didática e enriquecedora. Tivemos acesso a informações sobre o dinheiro que nunca tínhamos imaginado!
Com a ajuda da nossa guia Marta, percorremos as várias salas do museu, tocámos numa barra de ouro verdadeira, vimos as primeiras moedas fabricadas no mundo (criadas na Lídia, na atual região da Turquia) e ainda aprendemos como se podem identificar notas falsas.
8.º D | Estevão Cláudio e Luís Cardoso
No dia 16 de outubro, as turmas do 8.º ano realizaram uma visita ao Museu do Dinheiro. Esta experiência permitiu-nos compreender melhor como funciona o dinheiro e a sua importância na sociedade. Participámos em diversas atividades interativas que nos surpreenderam pela positiva e tornaram a aprendizagem muito divertida.
No museu, tivemos a oportunidade de conhecer a história das moedas e das notas, bem como a forma como estas são concebidas. Aprendemos, também, o papel de Portugal na economia europeia e até pudemos tocar numa barra de ouro verdadeira — uma experiência inesquecível!
Em suma, o Museu do Dinheiro revelou-se um espaço muito interessante, educativo e dinâmico. Recomendamos vivamente a sua visita! Vale mesmo a pena conhecê-lo!
8.º E |Francisco Mega e Vasco Pimenta
No dia 16 de outubro, fomos visitar o Museu do Dinheiro. Ao chegarmos, fomos divididos em vários grupos e acompanhados por guias ao longo das exposições do museu.
O espaço, antes de ser museu, foi utilizado como igreja, depois uma garagem para os funcionários mais importantes do Banco de Portugal e, seguidamente, como caixa-forte.
Além das salas com jogos, as exposições que mais gostámos foram as dedicadas ao deus Hermes, responsável pelas trocas comerciais, e às reservas de ouro. Nesta última, foi nos dada a oportunidade de tocarmos numa barra de ouro verdadeira que valia cerca de um milhão de euros e pesava, aproximadamente, doze quilos!
Nesta visita, aprendemos informações novas sobre trocas comerciais, vimos a evolução das moedas no mundo e em Portugal, percebemos melhor como se realiza o câmbio das várias moedas que existem e recordámos como se pode ver se uma nota é verdadeira ou falsa.
8.º F | Carolina Gouveia, João Teixeira e Vasco Soares David




