pt lisboa@salesianos.pt 210 900 500

Passo a passo pelo bairro da minha escola. Transformações e permanências

Paula Bessa e alunos do 11 H1

[…] “Lançadas estas perguntas, os alunos dividiram-se em grupos. Analisaram plantas topográficas, mapas e fotografias do século XIX à atualidade. Com base numa seleção de documentos do Arquivo Municipal de Lisboa, foram analisando, descobrindo e descodificando as mudanças operadas no bairro […] O próximo passo será apresentar as conclusões do trabalho à Junta de freguesia de Campo de Ourique e delas dar também conhecimento ao Arquivo Municipal de Lisboa, conforme nos foi sugerido.”

O Programa DESCOLA 2025-26, com atividades criativas para os diversos ciclos de ensino, lançou uma proposta de visita-oficina sobre o bairro da escola, promovida pelo Arquivo Municipal de Lisboa https://arquivomunicipal.lisboa.pt/.

Os objetivos eram desenvolver diversas competências de informação e comunicação aliadas ao saber científico e técnico, para promover a cidadania.

Três técnicas do Arquivo viriam à escolados Salesianos de Lisboa e ajudariam os alunos a conhecer melhor a História do bairro de Campo de Ourique em 90 minutos. Foi o que aconteceu na aula de História do 11.º H1, no passado dia 13, ao aceitarmos o desafio.

Será que o bairro da nossa escola mudou muito ao longo dos anos? Se nós não estivemos sempre cá, como poderemos saber? Onde se guardam essas memórias?

Lançadas estas perguntas, os alunos dividiram-se em grupos. Analisaram plantas topográficas, mapas e fotografias do século XIX à atualidade. Com base numa seleção de documentos do Arquivo Municipal de Lisboa, foram analisando, descobrindo e descodificando as mudanças operadas no bairro; “percorreram” as ruas, referenciaram monumentos ao redor das suas mesas de trabalho; usaram a lupa e recortaram imagens que colaram em cartolinas; refletiram sobre as perguntas que lhes foram feitas, registaram e debateram diversas propostas para projetar um futuro mais sustentável, numa cidade em permanente mudança.

Grupo 1 – Se pudessem viajar no tempo o que gostavam de voltar a ter no bairro?
Grupo 2 – Se tivessem o poder de decidir, o que mudavam?
Grupo 3 – O que mudariam para tornar o bairro mais verde?
Grupo 4 – Que equipamentos culturais gostariam de ter no bairro?

O próximo passo será apresentar as conclusões do trabalho à Junta de freguesia de Campo de Ourique e delas dar também conhecimento ao Arquivo Municipal de Lisboa, conforme nos foi sugerido.

Paula Bessa

Gostei muito da aula e acho que foi completamente diferente do costume!

Constança Santa-Marta

Queria agradecer pela experiência que nos foi proporcionada. Acho que foi muito giro e interessante perceber como era o bairro de Campo de Ourique no século XIX. Sem dúvida nenhuma, aprendi coisas que nunca pensei aprender.

Francisco Osório

Gostei muito da atividade e achei muito interessante conhecer como era Campo de Ourique antigamente.

Leonor Esgaio

Gostei da atividade que organizou!

Lourenço Silva

Obrigada pela atividade organizada. Gostámos muito!

Madalena Madeira

Adorei a atividade! Divertida e interessante.

Matilde Roque

Adorei a atividade, não só por ser algo diferente, mas também pelo facto de ter aprendido muito sobre a história de Campo de Ourique e arredores. É incrível pensar na enorme evolução do bairro!

Rodrigo Gouveia