pt lisboa@salesianos.pt 210 900 500

Visita de Estudo do 11º ano ao Montado do Freixo do Meio

Prof. Rafaello Bergonse e alunos Rodrigo Gouveia e Mafalda Mota Tavares

No passado dia 10 de novembro as turmas E4, E5 e H1 do 11º ano realizaram uma visita de estudo ao Montado do Freixo do Meio, próximo de Montemor-o-Novo. Na propriedade de cerca de 500 ha, os dois simpáticos guias falaram-nos da abordagem inovadora que o Freixo do Meio aplica à produção de alimentos, patente não só no seu modo de produção biológico, mas especialmente na construção de sistemas de agrofloresta que conjugam diferentes espécies produtoras de alimento, numa tentativa de emular sistemas naturais anteriores ao surgimento da agricultura.

Depois do almoço, que teve lugar na cantina da herdade, os alunos foram conduzidos numa caminhada pelo montado de sobreiro e azinheira, tendo contacto direto com uma das mais emblemáticas paisagens portuguesas e com a sua rica biodiversidade.

Professor Rafaello Bergonse

Testemunhos

A nossa visita de estudo começou no momento em que pisámos a terra de uma verdadeira herdade alentejana. Todo o ambiente lembrava não só o imponente Alentejo, como também o Portugal rural, aquele que devemos proteger. Ao longo das atividades fomos sempre relembrados da importância de um futuro sustentável com a preservação da biodiversidade portuguesa.

Percorremos várias partes do terreno, como estufas e plantações, e aprendemos como este se dividia, tendo uma parcela muito interessante destinada ao designado social. Esta caracterizava-se pelas funções associadas aos funcionários e logística da herdade. Ainda conhecemos um pouco mais de cultura durante o almoço na cantina, onde nos ofereceram pão de bolota e chili de vaca barrosã.

Aprendemos muito sobre os recursos endógenos da região e os cuidados a ter para os proteger de espécies invasoras e até dos próprios produtos humanos que envenenam os solos. Assim, podemos afirmar que o principal objetivo da Herdade do Freixo do Meio é permitir a natureza agir por si mesma, de modo a salvaguardar as qualidades que tem.

Finalmente passeámos pelo montado onde nos encontrámos rodeados de antigos sobreiros e bolotas de todos os tamanhos e feitios, caídas e salpicadas pela paisagem. Além disso, tivemos a alegria de conhecer e encontrar uma aranha-lobo, a maior espécie de aranha em Portugal, embora tímida.

                                                                                                                                 Rodrigo Gouveia, 11.º H1

No dia 10 de novembro, as turmas de Economia e Humanidades do 11.º ano, realizaram uma visita de estudo à Herdade do Freixo do Meio no âmbito da disciplina de Geografia A.

A visita começou no Centro de Interpretação do Montado e da Agrofloresta, onde constatámos como o impacto humano transformou, ao longo dos séculos, a paisagem do Alentejo. Aqui, percebemos como fatores naturais e humanos se foram ajustando ao longo do tempo e a evolução desta paisagem.

Depois de um maravilhoso chilli e terminado o almoço, seguimos para uma visita guiada pelo montado. Deste modo, tivemos oportunidade de aprender sobre a produção biológica, o uso alimentar da bolota, a importância da cortiça e como proteger de forma sustentável a biodiversidade!

No final, a visita foi uma experiência enriquecedora, aplicando e aproximando a matéria estudada nas aulas de Geografia do mundo e da realidade que nos rodeia, neste caso da deslumbrante Herdade do Freixo do Meio.

Mafalda Mota Tavares, 11.º E5