pt lisboa@salesianos.pt 210 900 500

2.ª Cimeira de Segurança na Universidade Católica. A Guerra no Ciberespaço e os Desafios à Segurança Coletiva

António Ribeiro, Beatriz Guimarães e M.ª Leonor Fernandes

No passado dia 5 de dezembro, uma delegação de três alunos do 12.º H1 dos Salesianos de Lisboa participou na 2.ª Cimeira de Segurança, organizada pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, com o intuito de aprender, debater e propor novas soluções para o futuro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO).

A nossa delegação representava o Reino Unido e começámos por ter a oportunidade de conversar com a diplomata britânica, Sophie Wright, sobre políticas desse país relativas a questões de cibersegurança.

As outras delegações de alunos, de escolas oficiais e privadas, representavam diversos países da Aliança Atlântica: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Turquia. Todas as delegações apresentaram a respetiva Declaração de Estado sobre cibersegurança.

O dia foi cheio de atividades e palestras, todas interessantes. Ouvimos e foram colocadas questões a três antigos alunos da Universidade: Ana Miguel dos Santos, consultora da Deloitte; Bernardo Blanco, deputado na Assembleia da República e Nuno Pinheiro Torres, secretário de estado adjunto da política da defesa nacional, que já participou em missões das Nações Unidas em Timor-Leste e no Iraque.

No final da manhã e após o almoço desenvolveu-se o trabalho em cada uma das 3 comissões temáticas especializadas onde as equipas, representando os diferentes países, debateram propostas e soluções, num ambiente de cooperação, negociação e diplomacia simulada.

O dia terminou com uma «aula aberta», muito dinâmica, orientada pelo Professor Orlando Samões, coordenador da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais.

Participar na Cimeira de Segurança foi uma oportunidade única, sem dúvida, e uma experiência muito enriquecedora, tanto pelos conhecimentos adquiridos, como pelas capacidades desenvolvidas nos debates. Poder representar a nossa escola foi uma enorme responsabilidade e motivo de orgulho, que as disciplinas de Direito e História nos proporcionaram!

António Ribeiro, Beatriz Guimarães e M.ª Leonor Fernandes (12.º H1)