Os Maias sobem ao palco em Sintra

Matilde Santos e Carolina Sanches

No passado dia 18, todo o 11.º ano dos Salesianos de Lisboa visitou o Centro Cultural Olga Cadaval para assistir à adaptação teatral da obra Os Maias, pelo grupo Éter, no âmbito da disciplina de Português. Saímos da escola às nove e meia e chegámos a Sintra no final da manhã.

Inicialmente, sentíamo-nos algo reticentes, pois não sabíamos bem o que esperar de uma adaptação de um romance. A peça começou com um vídeo de introdução e contextualização que, na nossa opinião, poderia ter tido uma melhor realização. De seguida, os primeiros atores entraram em cena para representar Ega e Carlos e o seu primeiro encontro após o regresso de Ega a Lisboa.

Em geral, os atores demonstraram muita cumplicidade e representaram os episódios de forma excelente. No entanto, consideramos que a atriz que mais se destacou foi a que representou a Condessa de Gouvarinho, pois conseguiu transmitir de forma muito expressiva o dramatismo e o exagero característicos da personagem, sobretudo através do seu desespero amoroso e das suas atitudes.

Ainda assim, pareceu-nos que existiram algumas falhas na organização das cenas. Apesar de as cenas representadas terem sido de grande qualidade, sentimos falta da contextualização dos primeiros capítulos da obra, que não foram incluídos. Além disso, pensamos que a presença de mais atores em palco poderia ter contribuído para uma representação mais dinâmica e fiel.

Em suma, esta atividade constituiu uma contribuição importante para a nossa compreensão da obra, permitindo-nos construir uma visão mais concreta da ação. Apesar de algumas limitações já referidas, os atores conseguiram captar, de forma muito expressiva, a essência da obra. Assim, consideramos que a peça se revelou, no geral, uma adaptação bem conseguida e que esta experiência foi simultaneamente enriquecedora e interessante.

Matilde Santos e Carolina Sanches, 11.ºT3

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.