Outros lugares

Lugar de abrigo

Na Escola Salesiana estão vivos a preocupação e o fascínio pelas singularidades. Por isso foram introduzidos mecanismos que têm como objetivo responder às necessidades e expectativas de cada um, valorizando a diversidade, dando atenção às características individuais, desafiando alunos e educadores para que cada pessoa e cada aluno chegue onde pode chegar. Todos ensinam, aprendem e crescem diariamente, com os momentos de celebração, com as derrotas, que também existem, com a presença da paixão e da compaixão.
Conhecem-se os nomes e os rostos, e promove-se o crescimento interior de cada um.

“se eu sou diferente de ti, longe de te usar, eu posso aumentar-te, eu posso melhorar-te, eu posso enriquecer-te”.

Saint Exupéry

Lugar de desafio

Não se valorizam tanto os resultados escolares do aluno, mas sim até que ponto esses resultados correspondem ao seu potencial. Nesta linha, convidamos cada um a desafiar-se a si mesmo, dar o seu melhor, para que os seus talentos sejam aproveitados ao máximo. Válido para alunos, válido para educadores. O que importa não é ser melhor do que os outros, mas sim, ser o melhor possível.

Como nem todos aprendem da mesma maneira as metodologias são adaptadas a essa diversidade. Como nem todos têm os mesmos interesses e os mesmos talentos importa personalizar o ensino e a aprendizagem.
Tendo em vista o reconhecimento e valorização dos bons alunos e das boas pessoas, estão instituídos quadros de valor e quadros de excelência para todos os ciclos e bolsas de estudo no ensino secundário.

Lugar de conhecimento

A ideia de que os educadores moldam as lentes através das quais os alunos irão continuar a ver o mundo, deixa-nos orgulho e conforto, mas, simultaneamente, carrega-nos com um enorme fardo de interrogações. Os Salesianos de Lisboa têm um compromisso com a qualidade na educação. Estamos focados na excelência académica, bem como na sólida formação humana e espiritual dos nossos alunos. Estimula-se a curiosidade, o gosto pelo conhecimento, pela investigação, pelas perguntas e pela busca de respostas, o pensamento crítico e o debate de ideias aprofundando temas e explorando possibilidades que vão muito para além do currículo prescrito.

Do início ao fim do seu percurso nos Salesianos de Lisboa, os alunos mergulham no mundo da descoberta, da investigação, acompanhados por professores apaixonados pelos talentos que se descobrem e por uma educação que, vivendo intensamente o presente, forma os protagonistas do futuro. O currículo ensinado não fica refém do currículo prescrito. Crianças e jovens são anualmente estimulados a envolverem-se em projetos e concursos de âmbito nacional e internacional, desenvolvendo competências e explorando conteúdos que vão muito para além das fronteiras da sala de aula.

Lugar de Inovação

Pretendemos que a escola seja cada vez mais um lugar de prazer. Combatendo gradualmente alguns dos “absurdos da velha gramática escolar”, existem tempos e espaços cuja configuração não só é indutora de novas práticas pedagógicas, como naturalmente proporcionam que cada aluno esteja onde e como deve estar, e não onde e como é obrigado a estar. Concebidos com uma intencionalidade clara, nestes espaços tecnologicamente muito bem equipados, vivem e convivem o trabalho individual, trabalho em grupo, trabalho por projetos, apresentações, uma boa “lição”, sempre num clima distante da rigidez da sala de aula tradicional.

Alunos agrupados de forma flexível aprendem em espaços atraentes e versáteis onde mora a diferenciação.

Lugar de criatividade

Mobilizando características e vivências pessoais, contextos singulares e conhecimentos adquiridos, os alunos são desafiados a ser autores, tendo em vista o (des)envolvimento de cada um e as sua satisfação pessoal.
A oportunidade de cada aluno expressar a sua individualidade/pessoalidade. No âmbito da ciência e tecnologia, da literatura, da economia, das artes visuais e das artes performativas, nos Salesianos de Lisboa, os alunos são estimulados individualmente ou em grupo a “verem para além da montanha”.

A criação e apresentação de produtos originais ou obras literárias e artísticas, são desafios presentes e contribuições para a construção de um mundo que todos queremos melhor.

“Uma escola grande, uma grande escola”

Lugar de mundo

“Uma escola grande, uma grande escola”, dizemos com orgulho nos Salesianos de Lisboa. Um palco onde interagem diferentes culturas, diferentes contextos, interesses, religiões, diferentes formas de olhar o mundo.
Desta heterogeneidade brota uma riqueza de interpelações e de interrogações que desinstalam e mobilizam alunos e educadores a romperem as fronteiras reais ou imaginárias.
A aposta dos Salesianos de Lisboa em projetos internacionais e num nível elevado de proficiência linguística para todos os alunos, são facilitadores para esta abertura ao mundo e aos seus mundos.

Lugar de oração

Na escola existe uma igreja. Na igreja existe o silêncio, a espera, o abraço, a oração. Na mesma igreja existe a festa e a alegria salesiana vivida e celebrada. Com muita frequência ouvem-se acordes e, sobre eles, melodias com vozes que não incomodam o silêncio. Na igreja acontece a Eucaristia e o encontro da nossa comunidade. Ali, educadores e alunos são sobretudo pessoas que partilham uma identidade.

E é tão bom sentirmo-nos pessoas nos Salesianos de Lisboa.

Lugar de partida

“Os educadores formam os seus educandos como os oceanos formam os continentes – retirando-se.”

Holderlin

Fica a esperança de que os nossos queridos alunos, no palco e na plateia de cada pedaço de mundo que irão ocupar, sejam capazes de reservar papéis e lugares de destaque para o afeto, o silêncio partilhado, a compaixão e o respeito profundo por este milagre e esta dádiva a que chamamos vida.

A educação apresenta-se hoje como uma grande viagem numa sociedade em constante mudança. Neste percurso, neste projeto vital em permanente construção, acontecem imensas mudanças e situações imprevisíveis que nos obrigam a refazer as malas que foram cuidadosamente preparadas. Sendo a escola um lugar de onde se deve sair, não tenham receio de voar, queridos alunos. Voem, no entanto, na direção que desejam, e não na direção do alvo que o arqueiro escolheu.