1904 – Importante visita às Oficinas de S. José

> Seara > 1904 – Importante visita às Oficinas de S. José

Frederico Pimenta

Designada “Lisboa – Officinas de S. José – Visita prelatícia”, surge, no Boletim Salesiano (BS) datado de 1904, a notícia da visita às instalações das Oficinas de S. José realizada pelo Bispo de Meliapor, “ (…) Sr. D. Theotonio Vieira de Castro”. Destacada personagem eclesiástica possuidora de vigorosa carreira, no entanto, “Em todos estes logares o bom prelado dirigia palavras amaveis aos nossos alunos, que ficaram encantados com a sua simplicidade”. Nesta proeminência breve aqui redigida, testemunha-se o entusiasmo e a evolução da obra iniciada desde 1896, na cidade de Lisboa, concretamente nesse ano de 1904, na rua do Sacramento à Lapa.

Linhas convergentes

Releitura dos documentos originais da história dos Salesianos em Portugal. Trabalho ímpar de tantos investigadores, com especial destaque para o Pe. Amador Anjos, historiador, conhecedor profundo e inspirador de dissertações e teses sobre a vida e obra dos Salesianos em Portugal.

1904 – Importante visita às Oficinas de S. José

Designada “Lisboa – Officinas de S. José – Visita prelatícia”, surge, no Boletim Salesiano (BS) datado de 1904, (1) a notícia da visita às instalações das Oficinas de S. José realizada pelo Bispo de Meliapor, “ (…) Sr. D. Theotonio Vieira de Castro”. Destacada personagem eclesiástica possuidora de vigorosa carreira, no entanto, “Em todos estes logares o bom prelado dirigia palavras amaveis aos nossos alunos, que ficaram encantados com a sua simplicidade”.

Nesta proeminência breve aqui redigida, testemunha-se o entusiasmo e a evolução da obra iniciada desde 1896, na cidade de Lisboa, concretamente nesse ano de 1904, na rua do Sacramento à Lapa.

“Nos dias 23 e 24 de Julho tivemos a dita de receber nas Officinas uma visita (…)”. Vivenciamos, nos dias atuais, os 121 anos sobre este acontecimento, salvaguardando o facto de ele se desenrolar em espaço distinto da ocupação atual das Oficinas de S. José.

No primeiro dia da sua comparência, percorreu o eminente bispo as oficinas então existentes: marcenaria, alfaiataria e sapataria, “(…) também a nova typographia, inaugurada ultimamente”.

Sendo domingo, no dia 24, segundo dia da visita, realizou-se a Eucaristia, na capela da instituição: “De facto, no Domingo, pouco antes das 7, Sua Ex.cia já subia os degraus do Estabelecimento (…)”. Após o ato litúrgico, o visitante, de acordo com o BS coetâneo, deambulou por entre todos os presentes, demorando-se cerca de “(…) uma hora (…)”.

Sobre o protagonista desta visita, o Pe. Amador Anjos refere na sua ponderada escrita: “(…) teve a alegria de receber na sua diocese os salesianos – cujo fundador conhecera e muito admirava -, abrindo-lhes assim as portas da imensa Índia, um dos grandes sonhos missionários de D. Bosco”. (2) Estávamos, então, no ano de 1909 quando se corporalizou esse sonho missionário, em Meliapor, tomando os Salesianos a responsabilidade do orfanato de S. Tomé Apóstolo, já existente, como acontecera, alguns anos antes, em Tanjor com o orfanato S. Francisco Xavier, então no ano de 1906.

D. Teotónio, Bispo de Meliapor, foi sucessor de D. António Barroso, sendo este último igualmente um incansável dinamizador da presença dos Salesianos em Moçambique e na Índia.

O empenho e a postura laboriosa, elementos constantes em D. Teotónio, sinalizaram-no como indigitado ao agraciamento da Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, com proposta feita em 1930 e com decreto de concessão datado de 23 de maio de 1931, assinado pelo Presidente da República, Óscar Carmona. Era então Arcebispo de Goa e Damão e Patriarca das Índias Orientais.

Os agradecimentos pela visita realizada ao espaço salesiano das Oficinas de S. José tremeluziram nas páginas do BS coevo, alteados “Pelas muitas amabilidades dispensadas por Sua Ex.cia aos pobres filhos de D. Bosco, tanto em Turim como em Lisboa (…)”.

  • Boletim Salesiano, Anno III, Outubro, 1904, N. 10. Todas as citações contidas neste texto reportam-se a esta indicação. Excetua-se a nota (2).
  • Anjos, Amador, Centenário da Obra Salesiana em Portugal – 1894/1994, Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, Lisboa, 1995.