Escrevo e canto numa escola que me toca

> Seara > Escrevo e canto numa escola que me toca

Nuno Siqueira

“Eu só comecei a ter aulas no Musicentro de Lisboa no princípio deste ano, mas sinto que cá ando há anos. A disponibilidade e a familiaridade das pessoas que compõem a escola são, para mim, o que mais se destaca.

Comecei a ter escrita de canções, e retomei aulas de canto. A disciplina de escrita de canções é uma iniciativa muito inovadora. Fazer arte, e usá-la como meio de comunicação não é à base de meditações astrais e retiros auto-hiper-utopico-intelectuais. 

Faz-se com suor à mistura, com tentativa-erro, plágios acidentais e sem nos levarmos demasiado a sério.

Com a Mimi, cada aula é uma desmistificação do processo criativo, e um reforço na convicção de “‘pera lá… Se calhar eu também consigo!”

As aulas de canto, por sua vez: não seriam recomendáveis para pessoas com a maturidade de uma casca de noz (eu), no entanto eu adoro-as cada segundo.  Digo isto porque enquanto alunos passamos por algumas experiências curiosas como cantar beatles a fazer squats, repetir ‘mummy made me mash by m&ms’ até que as ressonâncias façam comichão suficiente na ponta do nariz, e outros tantos exercícios dignos de um ato de circo.

No fim do dia vemos progresso sem necessidade de um rigor extremo – que é proposto noutras escolas de ensino – mas que pode levar a melhor de nós; e temos sempre oportunidade de o irmos mostrando nos espetáculos da escola: onde vivemos o palco na 1.ª pessoa.”

Nuno Siqueira, aluno de Escrita de Canções e Canto