Fátima: Caminhos de Esperança!

> Seara > Fátima: Caminhos de Esperança!

Alunos e professores de EMRC

Por iniciativa do departamento de EMRC, em colaboração com a Equipa de Pastoral dos Salesianos de Lisboa e outros educadores, em contexto de Ano Jubilar, um grupo de cerca de 30 alunos, professores, colaboradores e pais, indo ao encontro daquela que para D. Bosco, e igualmente para nós, hoje, é Mãe e Mestra, fomos em caminhada até Fátima.

Iniciámos o dia “cedinho” até Minde de autocarro e com a Bênção do Peregrino, demos início à caminhada até Fátima.
Houve tempo para escutar o silêncio, para rezar e para contemplar a natureza e provar, durante a caminhada, “alguns frutos do outono”.

Chegados a Fátima, saudámos Nossa Senhora, visitámos os túmulos de São Francisco Marto, Santa Jacinta Marto e da Irmã Lúcia, junto ao recinto, foi contextualizada a parte exposta do “Muro de Berlim”. Ficámos a conhecer os Valinhos e as casas das famílias dos 3 pastorinho, e, pelo caminho da Via Sacra, regressámos ao Santuário para a Eucaristia das 18.30h, onde o nosso Coordenador de Pastoral, foi o Diácono da celebração. Participámos ainda na recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, e na procissão de velas, no Recinto do Santuário.
Foi com muito orgulho que ouvimos o Presidente da Celebração Eucarística e o Celebrante do Rosário dizer que entre os vários grupos presentes, nas celebrações de sábado, estava também um grupo dos Salesianos de Lisboa, das Oficinas de São José.
Este dia foi ainda mais especial – Nossa Senhora, tinha viajado no dia anterior para Roma, a pedido do Papa Leão XIV, para a celebração do Jubileu Mariano. Ainda assim, sentimo-nos abraçados por Ela e, juntos, rezámos pela PAZ, em várias línguas e com pessoas de muitos países.
Chegou depois a hora de regressar!
Foi um dia, de encontro, convívio, oração, neste Ano Jubilar 2025.

Fomos peregrinos a agradecer, por meio de Maria, as graças recebidas na vida de cada um de nós, nas nossas famílias e os pedidos e preocupações de todos quantos formamos esta comunidade educativa dos Salesianos de Lisboa.
Ouvia-se perguntar…”Quando voltamos outra vez”?
Não hesitámos em responder… “Em breve”!
Obrigado a todos os que ajudaram a que este dia tivesse acontecido nas nossas vidas…
Cansados, mas felizes!
Com os pés a doer, as pernas cansadas, mas o coração cheio!

Os professores de EMRC


Testemunhos…
Foi uma experiência muito especial e diferente, que nos permitiu aprender mais sobre a história das aparições e sentir o ambiente de PAZ que existe naquele lugar.
Durante a peregrinação, visitámos a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Capelinha das Aparições, a casa do Francisco, Jacinta e Lúcia, fomos também ao poço onde apareceu o Anjo de Portugal aos três pastorinhos.
Também tivemos momentos de oração e reflexão. Participámos na eucaristia vespertina e na homilia tivemos oportunidade de ligar a nossa vida ao Amor que Deus tem por cada um de nós.
Fizemos uma caminhada em grupo, onde todos estávamos divertidos e um bocado cansados. Foi um dia de convivência e partilha.
O que mais gostei foi de rezar o terço e da procissão de velas com o grupo. O ambiente era muito bonito e senti uma grande tranquilidade. Também gostei de conhecer melhor as outras pessoas da escola. No geral, gostei muito da peregrinação.
Achei que foi uma atividade diferente, que nos ajudou a refletir e a valorizar a fé e a união entre todos. Daria uma avaliação muito positiva, porque aprendi muito e saí de lá com o coração mais leve.


Carolina Amado – 9.ºA

A peregrinação a Fátima foi uma experiência nova, mas incrível. A animação entre todos a cada quilómetro fazia com que o caminho fosse mais fácil.
Ir à casa dos três pastorinhos e conhecer melhor a história deles foi uma das partes que mais gostei. Também gostei muito dos momentos de oração e de estar a conviver com pessoas novas e com os professores que nos acompanharam.
Mas sem dúvida, a minha parte preferida foi a procissão das velas, gostei muito de rezar o terço e depois de seguir a cruz e o andor de Nossa Senhora na procissão pelo Santuário. Foi uma experiência que espero repetir mais vezes!


Caetana Forte – 9.ºA

No dia da peregrinação a Fátima, partimos de Minde para uma caminhada de cerca de 14 km, que achei que seria desafiante. Parti curioso, mas rapidamente a caminhada ficou marcada pela convivência pelos momentos de reflexão e pela amizade, até com pessoas com quem nunca tínhamos falado e pela boa disposição de todos os professores que tornaram a viagem ainda mais leve.
Ao chegar a Fátima, senti logo um ambiente especial de paz, respeito e fé e também entusiasmo por finalmente termos chegado. Visitámos os principais locais religiosos e aprendemos mais sobre as aparições que marcaram o local. O momento mais marcante foi, sem dúvida, a Procissão das Velas, onde se via a fé acesa em centenas de luzes. Foi uma sensação de união, paz e esperança num mundo cada vez mais distante.
Esta atividade à qual deixo os meus parabéns e agradecimento, proporcionou mais do que uma experiência religiosa, foi também um momento de reflexão e de grande convívio com amigos e professores


Lourenço Fragoso Rodrigues – 10.ºE3

O dia começou bem cedo, era fim-de-semana, mas mesmo assim não pudemos ter mais descanso. Chegámos à escola cheias de sono, mas animadas e, logo de seguida, deu-se início à tão esperada viagem da peregrinação a Fátima. Já a meio do caminho, juntámo-nos lá atrás para fofocar sobre a escola e as atividades e aproveitámos para recordar a viagem a Paris.
Acabou a parte da viagem confortável, que comece a caminhada! Esta foi passada a cantar e a questionar o que é que estávamos ali a fazer, mas depois de longas horas a caminhar, percebemos que valeu a pena. Ao ver o Santuário de Fátima, tudo começou a fazer sentido.
Durante o dia, visitámos a Casa dos Pastorinhos e conseguimos o lugar da frente da carrinha. Fomos visitar os diferentes lugares relacionados com as Aparições de Nossa Senhora e do Anjo, ouvimos histórias e, a seguir, fomos à tão emocionante Missa das 18.30h, na Basília. Pausa para o jantar! Mais uma corrida para a carrinha porque nos queriam roubar o lugar… e tivemos o “luxo” de jantar com os irmãos mais importantes da escola no MC. Depois de muita brincadeira no Parque do MC, era hora de ir para a Procissão das Velas, e tão bom que foi. Rezámos o terço em diferentes línguas e, no fim, caminhámos atrás do andor de Nossa Senhora com as nossas velas. Assim se passou um dia que nunca esqueceremos.


Leonor Matias | Carolina Esteves – 10.ºT3

A viagem a Fátima foi uma das peregrinações mais engraçadas e divertidas da minha vida, mas, para além de toda a brincadeira, também foi uma viagem em que aprendi muito.
O momento alto da viagem, para mim, foi a Procissão das Velas ao final do dia, onde andámos atrás do professor Max com a bandeira da escola a tentar ficar num bom lugar atrás do andor de Nossa Senhora. Também houve muita caminhada, não vou mentir, mas o sentimento de chegar a Fátima valeu muito mais que qualquer bolha no pé. Tínhamos sempre os professores como guias, principalmente o professor Manuel, que nos explicou tudo sobre a Casa onde viveram a Santa Jacinta, o São Francisco e a Irmã Lúcia e também sobre as várias estátuas dos vários Santos colocadas no recinto à volta do Santuário (uma delas é do nosso D. Bosco).
Nesta caminhada e peregrinação consegui descobrir o outro lado dos professores; a viagem ao MC, no fim do dia, quando não aguentávamos nem mais um passo… aquelas batatas souberam pela vida; o professor Manuel mostrou-nos a famosa pastelaria onde se compram os “pastéis de Fátima”, em forma de coração; no terço e na procissão das velas a seguir ao teço, conseguimos rezar pela paz e em diferentes línguas; e, por fim, o regresso de autocarro onde todos adormecemos.
Grande viagem e grande dia! Obrigado, professores, pela organização e por não a terem cancelado apesar dos poucos alunos a participar. Espero que a viagem continue porque, para o ano, lá estarei, à espera de outros momentos mágicos.


Santiago Almeida – 10.ºT1