Joana Nogueira e alunos de ICLC
No dia 4 de junho, foi mais uma vez momento de ter o privilégio de poder regressar às origens, à ALMA MATER, acompanhada de um grupo de alunas de 6.°ano que ainda não consegue sentir o “peso” que é estarem sentadas nas cadeiras do icónico Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A disciplina de ICLC, onde brincamos (e sem aspas) com coisas muito sérias, eruditas, consideradas dispensáveis por uns, impossíveis de compreender para crianças por outros, abre-nos as portas a estes momentos. É sempre com emoção que vejo o brilho nos olhos dos alunos nestas alturas. Por ganharem, claro! Mas por toda a experiência. Este ano, os temas a concurso foram baseados na obra de Camões, uma vez que se tratava de uma edição comemorativa dos quinhentos anos do seu nascimento. Entre “Aurora”, “Faetonte” e “Circe”, as nossas alunas escolheram debruçar-se sobre “Aurora”, deusa do amanhecer, e construir o seu trabalho artístico, que conquistou o 1.º lugar no seu escalão, a partir do excerto do soneto de Camões “Já a saudosa Aurora destoucava/ os seus cabelos d’ouro delicados,/ e as flores, nos campos esmaltados,/ do cristalino orvalho borrifava”.
Obrigada ao professor Bernardo, diretor de turma na Benedita, da Francisca e da Paz, à professora Tânia Cachulo, coordenadora de Português do 2.°ciclo e às famílias das alunas que fizeram questão de nos acompanhar neste momento. Se a escola não é isto, não sei o que é.
Joana Nogueira, professora de ICLC
Testemunho das alunas premiadas
O tema do nosso trabalho foi “Aurora”. Nós decidimos concorrer às Olimpíadas, pois achámos os temas interessantes e pensámos que iríamos conseguir fazer um bom trabalho. Começámos por ler o soneto de Camões. Depois, demos todas as ideias para fazer a maquete e começámos a fazê-la. Gostámos de ir à Universidade receber o primeiro lugar porque gostámos muito da experiência de ir a um local com tanta história e cultura. Esta disciplina foi importante para nós durante estes dois anos porque aprendemos mais sobre a cultura grega e romana.
Maria Francisca Ramos, Maria da Paz Alves e Maria Benedita Carvalho, 6.º D
Testemunho dos familiares
Estimada Professora Joana Nogueira,
Venho como Encarregada de Educação e mãe da Maria Francisca Ramos (aluna do 6ºD) expressar o meu reconhecimento e agradecer o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas.
Numa sociedade como a nossa em que tudo é imediato, é muito importante que haja espaço para o estudo da cultura e do património e das civilizações clássicas. Particularmente para nós, portugueses, que somos de um país pequeno, mas extremamente rico culturalmente, é preciso que os nossos jovens despertem para essa condição e o conheçam.
Por isso, foi com satisfação que verifiquei o grande interesse na minha filha pela história e conteúdos dados na disciplina de ICLC. Muito importante também a forma como foi conduzido o processo de aprendizagem e a dinâmica das aulas: fizeram pesquisas sobre os temas dados nas aulas, visitas de estudo, representações teatrais, escreveram canções, trabalhos de grupo, e foi estimulada a leitura. Foi uma aprendizagem bastante ativa e cativante. Recordo com satisfação as visitas que fizemos em Roma e Florença no verão passado nas férias e as muitas fotografias que tirámos nos Museus, pois a Francisca precisava de material para futuros trabalhos de ICLC no 6.º ano.
A disciplina de ICLC, a meu ver, contribuiu para despertar na minha filha uma consciência e curiosidade pela língua e cultura clássica e para a valorização do património e estimulou o gosto de saber.
Agradeço mais uma vez o seu empenho e contribuição para a formação da Francisca.
Melhores Cumprimentos,
Cecília Rufino
Embora muitas vezes não seja considerada uma matéria central no currículo, a disciplina de ICLC permite a aquisição de conhecimentos de línguas antigas, como o latim ou o grego, englobando também aspetos históricos, filosóficos e literários. O estudo das línguas e cultura clássica permite às crianças compreenderem o nosso legado cultural. A transmissão destes conhecimentos através da criatividade permitiu uma dedicação com entusiasmo e alegria. Como mãe, fico sensibilizado quando um filho se dedica, sorrindo, ao estudo de uma disciplina.
Raquel Louzada
Sem esquecer o inegável enriquecimento cultural da Benedita, considero que a disciplina de ICLC permitiu uma abordagem mais lúdica no contexto da educação, o que potenciou o envolvimento e o interesse pela disciplina e conteúdos. No caso da Benedita, a disciplina assumiu particular relevância no contexto da sua formação pessoal e interpessoal, convidando-a a pôr em prática valores como a solidariedade, responsabilidade e entreajuda.
Não é todos os dias que se ganha um prémio, mas só com investimento diário e entrega por parte professores se chega lá. Vi a Benedita com motivação para abraçar os desafios propostos, com resiliência para superar obstáculos e com humildade para colher os frutos do seu investimento, reconhecendo que sozinha dificilmente teria tido a oportunidade ou o teria conseguido. Tenho, por isso, a certeza de que a Benedita sentiu o estímulo e o acompanhamento ao longo do percurso e que levará para a sua vida esta belíssima experiência e aprendizagem.
Maria Teixeira