Projeto com a Associação Crescer Bem

> Seara > Projeto com a Associação Crescer Bem

Bárbara Morais e Miguel Ferreira

Nos últimos meses, a turma 12.º T1 viveu uma experiência transformadora ao participar num projeto com a Associação Crescer Bem, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Este voluntariado teve lugar na ala de ortopedia pediátrica deste hospital e consistiu em entreter e acompanhar crianças internadas, duas tardes por semana, através de brincadeiras, jogos educativos e apoio nos trabalhos escolares.

Assim, ao longo das visitas, tentámos proporcionar momentos de alegria e distração às crianças e desenvolvemos um profundo sentido de empatia, responsabilidade e gratidão. De facto, entrar em contacto com realidades tão diferentes e chocantes, que tantas vezes passam despercebidas no nosso dia a dia, despertou em nós um novo olhar sobre o valor da saúde, da solidariedade e do tempo que dedicamos aos outros.

O crescimento pessoal foi visível: muitos superaram a timidez, o medo de ir a um hospital e de observar cenários de grande sensibilidade. Efetivamente, a marca que este projeto nos deixou foi gigante, evidenciada, por exemplo, pela felicidade que sentíamos quando alguma das crianças com quem costumávamos estar tinha alta e saía do hospital!

Contudo, esta experiência não foi só marcante para nós, alunos, mas também para as crianças internadas. Nos rostos de todas, era evidente a alegria com que nos recebiam e se mostravam disponíveis para abandonar as camas, os telemóveis e os acompanhantes, e ir para sala de atividades brincar com desconhecidos e outras crianças que se encontravam numa situação semelhante. Uns mais tímidos, outros mais extrovertidos, à medida que as semanas passavam, a evolução das crianças era notória: sentiam-se cada vez mais confortáveis com a nossa presença, demonstrando-se mais participativas, genuínas e divertidas. Este projeto reforçou a importância do voluntariado enquanto prática de cidadania ativa. Ajudar o outro é também uma forma de nos ajudarmos a nós mesmos. Por isso, deixamos um convite: se tiveres a oportunidade de ser voluntário, não hesites. Vai descobrir que, ao dar, recebes muito mais do que esperavas.

Bárbara Morais e Miguel Ferreira, 12.º T1