Simulação de um Julgamento

> Seara > Simulação de um Julgamento

Margarida Fernandes

No dia 19 de maio, os alunos de 12º ano, da disciplina de Direito, das turmas E1 e H, tiveram a oportunidade de realizar a sua simulação de julgamento no Campus de Justiça.

O julgamento, promovido pela Abreu Advogados, simulava um caso de tráfico de seres humanos e contou com a participação dos alunos, que assumiram diferentes cargos, entre os quais juízes, advogados, procurador, funcionário judicial, vítima, arguido e testemunhas. Para além disso, a Meretíssima Juíza Margarida Natário, que acompanhou os alunos participantes durante toda a preparação da atividade, presidiu o julgamento e dinamizou muito bem a atividade.

Ao longo do ano letivo, os alunos prepararam todas as peças processuais, nomeadamente a acusação, a contestação, o pedido de indemnização cível, os elementos de prova e as procurações forenses. O esforço e dedicação dos alunos foi notável e constatou-se no resultado final do julgamento.

As testemunhas, a vítima e os advogados mostraram uma entrega enorme ao caso, tornando-o muito realista e dinâmico. A Meretíssima Juíza Margarida Natário elogiou o desempenho das turmas, que, visivelmente, foi muito positivo.

Embora difícil, o caso da simulação, que abordava o tráfico de seres humanos, entre outros crimes, mostrou-se extremamente interessante, conduzindo a um maior envolvimento de todos os alunos, mesmo daqueles que não tinham uma participação direta.

No dia do próprio julgamento, os alunos tiveram a oportunidade de estarem presentes numa sala de audiência, facto que tornou o momento muito mais realista.

A simulação teve a duração de, aproximadamente, duas horas, mas cada parte do julgamento teve o seu próprio destaque, desde a audição do arguido, à inquirição das testemunhas e às alegações finais.

Por fim, em nome das turmas E1 e H, gostava de agradecer à professora Celeste Vinhas e à Meretíssima Juíza Margarida Natário, pela dinamização do projeto, que, sem dúvida, foi marcante para todos os alunos.

Margarida Fernandes | 12º E1