Uma aula, um filho, uma mãe, uma família e muito amor

Joana Oliveira, Celina Martins e alunos do 2 C

Na passada terça-feira, no âmbito de uma atividade que a nossa turma irá realizar num lar de idosos, tivemos a oportunidade de assistir a uma aula orientada pela mãe do nosso colega Francisco Gabriel que, em conjunto com ele, nos veio mostrar como é ter um familiar a residir num lar.

Desde fotografias, momentos de muita ternura, partilha e exemplo, pudemos descobrir as atividades que são realizadas nos lares. A importância de cuidar bem de quem já cuidou de nós. Mesmo fora das suas casas, os idosos também podem ter uma boa qualidade de vida e muito amor à sua volta!

Professora Joana Oliveira e alunos do 2.º C

“Gostei muito de falar sobre os lares aos meus colegas. Senti-me feliz por lhes ensinar sobre o amor e cuidado ao próximo. Gosto muito dos meus bisavós!” 

Francisco Gabriel 2.º C

“Foi incrível! Eu gostei! E assim, quando formos fazer a nossa visita ao lar dos idosos, já temos mais conhecimentos sobre a realidade que é viver num lar e como os ajudar!”

Carolina Guerra 2.º C

“Aprendi que os nossos avós são muito importantes para a nossa vida, que os devemos tratar muito bem e que com eles aprendemos muitas coisas!”

Bernardo Simões 2.º C

“Gostei muito da apresentação da mãe do Francisco Gabriel, porque foi muito importante saber como é a vida dos idosos no lar e como é importante dar-lhes muito amor!”

Maria do Rosário Oliveira 2.º C

“Quando formos ao lar visitar os velhinhos, nós vamos salvar um bocadinho do mundo!”

Rafael Almeida 2.º C

“Eu gostei muito da aula, porque quando formos ao lar dos velhinhos, já sabemos como os tratar!”

Maria do Mar Rua 2.º C

“Naquele final de tarde, o Francisco entrou no carro muito entusiasmado.

– Sabes, mãe, hoje a Professora Joana disse-nos que vamos visitar um lar. Eu já sei o que é um lar! Vamos lá muitas vezes! Posso apresentar os meus bisavós aos meus amigos?

– Acho uma bela ideia, Francisco! Já pensaste no que gostarias de falar?

– Quero ensinar aos meus amigos como funcionam os lares e dizer-lhes que é importante cuidar das pessoas que cuidaram de nós!

Rapidamente nasceu um convite para ir à sala do 2.°C falar sobre a nossa realidade familiar, assim como partilhar com as crianças a importância de apoiar e cuidar dos idosos, principalmente em situações em que estão institucionalizados num lar.

Ao longo da apresentação foi notório o interesse e sensibilidade das crianças para o tema. Não há dúvida nenhuma que estive perante futuros cidadãos responsáveis, com lentes de amor e conscientes da importância do cuidado ao próximo!

Muito obrigada por esta oportunidade!”

Celina Martins (mãe e professora nos Salesianos Lisboa)

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.