Tânia Correia, educadores e alunos do 2.º B
“Se tivesse de escolher um momento alto deste encontro, seria aquele em que as crianças do 2.º B foram distribuir beijinhos e abraços pelos idosos, que ficaram totalmente surpreendidos, e os seus rostos iluminaram-se, revestindo-se de uma alegria espontânea.”
No dia 8 de janeiro, da parte da tarde, depois do almoço, fomos visitar um lar de idosos em Campolide. Pedimos ajuda à Marta da Pastoral para podermos fazer esta boa ação e tivemos a sorte de contar com a Célia, a vigilante, que nos acompanhou nesta visita tão especial.
O nosso objetivo era levar amor, carinho e atenção aos velhinhos que lá vivem. Para isso, preparámos postais do Dia de Reis, cantámos as Janeiras e dançámos uma música ainda alusiva ao Natal.
Quando chegámos, ficámos muito impressionados e sensibilizados, ao ver tantas pessoas idosas naquele espaço. Algumas estavam em cadeiras de rodas, outras deitadas, e muitas estavam contentes e emocionadas por nos verem ali a animá-las. Foi um momento muito bonito, quando tentaram cantar e dançar connosco, mesmo com todas as suas limitações. Sentimos que, naquele momento, estávamos todos juntos a partilhar alegria. No final, os nossos velhinhos presentearam-nos com um pequeno lanche e com miminhos feitos por eles, o que nos deixou ainda mais felizes!
Regressámos à escola com o coração a transbordar de amor, certos de que dar é uma das coisas mais bonitas que podemos fazer.
Professora Tânia Correia e alunos do 2.º B
Testemunhos:
Tânia Correia – Preparar esta visita ao lar de idosos foi uma experiência muito gratificante. O objetivo foi ajudar os alunos a viver valores como a solidariedade, o respeito e a empatia. Ver o envolvimento das crianças na preparação e a forma carinhosa como se relacionaram com os idosos foi profundamente emocionante. Momentos como este mostram que a escola é também um lugar onde se aprende a cuidar do outro e a crescer como pessoa.
Célia Godinho – Gostei muito de ir ao lar, porque foi a minha primeira experiência em contacto com as pessoas mais velhas! Foi muito profundo e emocionante, o que me fez pensar no meu futuro!
Marta Figueira – Se tivesse de escolher um momento alto deste encontro, seria aquele em que as crianças do 2.º B foram distribuir beijinhos e abraços pelos idosos, que ficaram totalmente surpreendidos, e os seus rostos iluminaram-se, revestindo-se de uma alegria espontânea.
Francisca Tomás – Adorei ter ido conhecer os nossos velhotes e ter recebido o miminho que eles fizeram para nós.
Carlota Domingues – Gostei muito de ir ao lar e ver os sorrisos de alegria dos velhinhos.
Vasco Gioia – Gostei muito de ir cantar e dançar para os velhotes.
Sebastião Malaquias – Adorei entregar-lhes os postais.
José Maria – Amei distribuir abraços e beijinhos pelos nossos velhinhos.




