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VAP: o que nos diz o Valor Acrescentado do Professor

[…] “a continuidade pedagógica (ter o mesmo professor ao longo do ciclo) não gera ganhos mensuráveis; os docentes que mais aumentam a probabilidade de um aluno obter nota positiva não são necessariamente os que mais elevam a probabilidade de alcançar notas altas; e um ano com exposição a um VAP abaixo da média pode ser compensado por um professor acima da média no ano seguinte, embora essa compensação seja mais difícil para atingir notas de topo.”

Os professores são essenciais para a aprendizagem e o sucesso dos alunos. Mas será que diferentes professores influenciam os resultados de forma distinta? E como quantificar este impacto? O Valor Acrescentado do Professor (VAP) procura responder a estas questões ao medir a evolução das aprendizagens antes e depois de os alunos serem ensinados por um determinado docente, com base em provas universais e comparáveis.

O estudo “O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno: Estimativas para Portugal”, publicado pelo EDULOG, analisou o impacto dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática do 2.º e 3.º ciclo, e do ensino secundário, nos resultados dos seus alunos em exames/provas nacionais, bem como a variabilidade do valor acrescentado entre os professores.

Lançado em 2021 e pioneiro na sua abordagem a este tema, o estudo da EDULOG mantém atualidade e é, ainda hoje, um contributo importante para o debate sobre a importância e papel do professor no sistema de ensino nacional.

As conclusões mostram que os professores são relevantes para o desempenho escolar do aluno e que existe uma heterogeneidade significativa em termos de impacto nos resultados dos alunos. Por exemplo, no 3.º ciclo, em Língua Portuguesa, se todos os professores passassem do percentil 10 para o percentil 90, a percentagem de negativas cairia de 48% para 10% e a de notas máximas subiria de 0% para 9%.

O estudo revela ainda outras conclusões importantes para compreender melhor de que forma os professores têm influência nos resultados dos estudantes: a continuidade pedagógica (ter o mesmo professor ao longo do ciclo) não gera ganhos mensuráveis; os docentes que mais aumentam a probabilidade de um aluno obter nota positiva não são necessariamente os que mais elevam a probabilidade de alcançar notas altas; e um ano com exposição a um VAP abaixo da média pode ser compensado por um professor acima da média no ano seguinte, embora essa compensação seja mais difícil para atingir notas de topo.

Fonte: EDULOG