Visita a Conímbriga

> Seara > Visita a Conímbriga

Jorge Neto

No dia 18 de outubro, os professores de História do 7º ano deslocaram-se às ruínas de Conímbriga e respetivo Museu, de modo a ser preparada a futura visita de estudo dos alunos desse ano.

Conímbriga foi uma cidade da província romana da Lusitânia. Contudo, o espaço foi habitado desde a fase final da Idade do Bronze, o que é testemunhado pela presença ainda hoje de ruínas desse tempo. Porém, terá sido no séc. II a. C., durante as campanhas de Décimo Júnio Bruto, que a zona foi inserida no Império Romano. A romanização desse povoado, a partir do reinado de Augusto, permitiu que se tornasse numa cidade importante da região, dotada de muralhas, termas públicas e anfiteatro. Na zona central da antiga cidade ainda é possível ver os vestígios do seu fórum, zona central, onde, para além do templo de culto imperial, se localizavam a basílica, com funções políticas e administrativas, e pequenas lojas. São ainda visíveis os restos das insulae, a principal zona residencial.

Mas o que mais se destaca são os vestígios de várias domus, zona residencial das famílias mais ricas, onde se destacam as coleções de mosaicos, com motivos muito variados, desde representações geométricas, passando por cenas mitológicas ou do quotidiano da cidade. Em cada domus destacam-se ainda magníficos peristilos, a zona central de cada habitação. A mais bem preservada é hoje designada de Casa dos Repuxos.

Posteriormente, visitámos o Museu, onde se encontram objetos encontrados nas diversas escavações organizadas e que passam pela apresentação de moedas, objetos de trabalho e de adorno e uma magnífica maquete representando o fórum.

Deste modo, pudemos recolher informações fundamentais para que a visita do próximo dia 18 de março corra com serenidade e para que possam ser transmitidas aos nossos alunos as informações indispensáveis à boa compreensão da vida durante o período do Império Romano.

Jorge Neto | Professor