Rui Madeira Alunos do 8.º ano
As turmas do 8.º ano realizaram uma visita de estudo ao Instituto Nacional de Estatística (INE), organismo responsável pela recolha, tratamento e divulgação de informação estatística oficial em Portugal. A atividade permitiu aos alunos compreender de forma prática a importância dos dados estatísticos na caracterização da população e na análise das dinâmicas demográficas, consolidando os conhecimentos trabalhados em aula no âmbito do estudo da demografia.
Professor Rui Madeira
Em outubro, fomos ao Instituto Nacional de Estatística, um lugar muito importante para o nosso país. Ao entrar, fomos recebidos por um guia, muito simpático, que nos levou para o edifício onde nos mostrou um lindo e colorido vitral e ainda nos explicou o que este simbolizava. Depois, fomos para uma sala gigante que tinha imensos livros e onde tivemos uma pequena aula sobre estatística. Foi uma experiência incrível, pois ganhámos novos conhecimentos!
Carolina Machado, 8.º D

No dia 24 do mês transato, nós, alunos do 8.º ano, deixámos a escola para irmos a uma visita de estudo ao INE (Instituto Nacional de Estatística), no âmbito da disciplina de Geografia. À chegada, deparamo-nos logo com grandes cartazes a registar os 90 anos do Instituto, que foi criado para juntar todos os institutos da época do Estado Novo e coordenar e tratar as informações estatísticas recolhidas. Fomos recebidos por um guia fantástico, que conduziu a nossa visita, de forma a termos o máximo de informação. A visita foi agradável, mas também seria interessante se houvesse alguma interatividade para participarmos e testarmos os nossos conhecimentos.
Daniel Agostinho, 8.º D
No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos do 8.º ano realizaram, em outubro, uma visita de estudo ao Instituto Nacional de Estatística (INE), em Lisboa. Este instituto tem como atribuições a notação, apuramento, coordenação e difusão de dados estatísticos de interesse geral e comum. No edifício, construído em 1932, destaca-se o salão nobre decorado com um friso de Henrique Franco e um vitral da escadaria principal de Abel Manta. Encontram-se ainda, na parte superior da fachada principal do edifício, dois baixos-relevos de Leopoldo de Almeida. Foi no salão nobre que se conheceu melhor o INE e a sua atividade no âmbito da Estatística e se concretizaram os objetivos da visita de estudo: perspetivar a contribuição dos censos para o estudo da população; compreender a importância do estudo da demografia e de alguns dos seus principais indicadores (natalidade, fecundidade, mortalidade, esperança de vida e saldo natural), para o estudo da evolução da população de Portugal e do mundo.
Rodrigo Correia, 8.º G
No dia da visita de estudo ao INE (Instituto Nacional de Estatística), pudemos conhecer melhor o trabalho que é feito neste organismo. Primeiramente, conhecemos a história do edifício e o significado de alguns elementos na base da sua construção através de uma visita guiada. Depois, percebemos que o trabalho aqui desenvolvido parte sempre de dados sobre o país que, posteriormente, conduzem a conclusões muito importantes. Explicaram-nos como recolhem informações sobre a população total, a economia ou o número de óbitos e como esses dados funcionam de forma útil.
Assim, com esta visita, compreendemos que a estatística ajuda a entender melhor o que acontece à nossa volta e a tomar decisões essenciais.
Por fim, esta visita foi uma experiência mesmo interessante e diferente que vale muito a pena repetir.
Teresa Rodrigues, 8.º E
No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos do 8.º ano dos Salesianos de Lisboa foram a uma visita de estudo ao Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa.
Tínhamos como objetivo entender a contribuição dos censos para o estudo da população, e compreender a importância do estudo da população para o estudo da demografia e alguns dos seus indicadores como a natalidade e a mortalidade. Isto ajuda-nos a perceber a necessidade do estudo da população nacional e mundial.
Esta visita ajudou-nos a entender melhor como é que o nosso país funciona e o que necessitamos melhorar. Também nos ajudou a compreender melhor esta matéria para o teste.
Maria Durão 8.º A




