SALESIANOS DE LISBOA

Todas as mãos
GettyImages-1314210487_edited.jpg

"A caridade suporta tudo."

Dom Bosco

Solidariedade Salesiana

Desde 2008 está ativo em Portugal o Serviço ‘SolSal’ – Solidariedade Salesiana – pensado para ir ao encontro das necessidades das crianças, adolescentes e jovens, em situações de especial vulnerabilidade, bem como apoiar as suas famílias nos seus processos de educação e desenvolvimento.

O Serviço SolSal, à luz da Espiritualidade e da Pedagogia Salesiana, tem como missão acompanhar e (trans)formar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco ou perigo e respetivas famílias, conferindo empowerment e aumentando os seus níveis de resiliência na construção da sua historia de vida, para o seu desenvolvimento integral  e participação cívica responsável e ativa como cristão e cidadão. 

 
 
Praying_edited.jpg

Paróquias

 

Para Dom Bosco, cada obra salesiana é "casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos".

A Diocese de Lisboa confia ao cuidado dos Salesianos de Lisboa as paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e de Santo Condestável.

O oratório sonhado por Dom Bosco continua vivo em cada uma destas paróquias, promovendo um ambiente educativo-pastoral aberto a toda a comunidade envolvente, promovendo o protagonismo juvenil, através da alegria, da amabilidade, do compromisso social e da caridade como serviço.

A paróquia é desta forma o ponto de partida da vida comunitária cristã, e é neste campo de ação pastoral que a Igreja enquanto comunidade reunida encontra o sentido na missão de se dar ao próximo.

A missão evangelizadora torna-se concreta na celebração da eucaristia e dos sacramentos cristãos, e nas diversas propostas pastorais: catequese, escuteiros, grupos de jovens, centro universitário, entre outros.