Anabela Quintal
“Na dança podemos encontrar uma variedade de formas, costumes, sentidos, sentimentos e expressões que a tornam uma experiência valiosa de aprendizagem sobre si mesmo e sobre os outros.”
A dança é uma forma de arte, uma extensão de nós, que acompanha há muito a cultura e desenvolvimento dos povos.
Na dança podemos encontrar uma variedade de formas, costumes, sentidos, sentimentos e expressões que a tornam uma experiência valiosa de aprendizagem sobre si mesmo e sobre os outros.
O valor educativo da dança na escola vai muito além do desenvolvimento das capacidades motoras. Devido aos métodos e processos criativos, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem e expressarem-se livremente e a interagirem com os seus pares, tornando a dança não só uma ação pedagógica, mas também, psicológica.
A dança desenvolve a criatividade, a imaginação, os relacionamentos e a autoestima, contribuindo de uma forma muito positiva no processo da aprendizagem sobre si mesmo e sobre os outros.
Claro está, que o elemento fulcral é o responsável por ensinar não só as técnicas, mas tudo o resto que podemos retirar e aprender com a dança, e disso a Bibi é um exemplo!
Vivi essa experiência nos últimos tempos com a minha filha, e a Bibi fez toda a diferença.
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”
Obrigada por acreditar e ver mais além Bibi!
Anabela Quintal, encarregada de educação da aluna, Leonor Lameira (4ºA)