Rodrigo Gouveia
No dia 24 de maio, realizou-se um concerto no auditório principal do Musicentro. Não foi um concerto qualquer, pois tratou-se da divulgação do livro de composições, 33 composições, do professor Ruben Alves, professor de piano nesta escola e uma referência no panorama musical do nosso país.
Dentro do auditório tudo parecia normal, como uma audição ordinária de piano. Contudo, foi pouco depois que percebemos que a música que nos entrava pelos ouvidos não saía…ficava por lá para nos aquecer o coração.
Parecia que o livro havia sido feito e aperfeiçoado apenas para ser tocado naquele lançamento. O piano soava diferente, não soava a “normalidade”, portanto era tocado com a maior das originalidades. O instrumento, especificamente o presente no auditório, era precioso e com um significado especial para o professor Ruben, pois várias músicas do livro haviam sido ali compostas.
O professor falou das suas inspirações e referências presentes na obra. Como o salmo 33:3 que nos lembra do título do livro. Mas, o que este salmo tem a ver com o livro 33 composições? O salmo diz: “Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem, e com júbilo”, o que reflete muito bem a ideia de originalidade, peculiaridade e paixão com que as músicas geniais do compositor são tocadas. Este sentimento e esta ideia foram explicados pelo professor.
Após a audição todo o ar se envolveu em pensamentos, elogios e palmas sobre as músicas. O espanto e reconhecimento por tal trabalho espetacular eram unânimes e poucas palavras podem descrever o concerto. Todavia, escolho uma pequena frase composta por seis palavras: Uma Ponte entre Magia e Música.
Rodrigo Gouveia (9ºE), aluno de Piano do Musicentro